Os podcasts são programas em áudios acessados através da internet e que têm conquistado um número cada vez maior de adeptos. O crescimento desse tipo de comunicação foi amplamente facilitado pelo acesso fácil à internet, principalmente no celular, que é nosso companheiro de todas as horas.
Os podcasts sempre são comparados ao rádio, muitos dizem que são os atuais radinhos de pilha que a pessoa carrega para qualquer lugar. A comparação existe, na verdade, porque assim como o antigo aparelho, o podcast apresenta para o público diversos assuntos, desde política internacional, literatura ou economia até entretenimentos ou piadas sem graça. Outra semelhança importante é que assim como o rádio que comenta, com tempos diferentes, sobre diversos assuntos, os podcasts também variam a sua duração.
Nasceu para ser curtinho
Este talvez seja o motivo que faz cada dia mais pessoas buscarem os podcasts, geralmente o seu tempo de duração é curto. No dia a dia corrido nem sempre dá para parar um tempo para ler e se atualizar. Muitas vezes a pessoa não tem tempo nem mesmo para estudar ou simplesmente se divertir. Então, ter a oportunidade de, em qualquer lugar, colocar seu fone de ouvido e escutar um assunto que lhe interessa é muito bom. Para você ter noção do quanto um podcast pode ser rapidinho, saiba que alguns duram apenas cinco a seis minutos.
Nem sempre são tão curtinhos
Alguns assuntos são tão interessantes ou tão polêmicos que o apresentador muitas vezes até tenta não se estender, mas também não consegue resumir em poucos minutos. A extensão do programa também ocorre muitas vezes quando o apresentador recebe convidados, a presença de uma nova pessoa torna o programa mais interessante, o papo flui e o tempo de duração pode passar de mais de uma hora.
Estes programas mais longos geralmente têm um público fiel, são pessoas que sabem que terá aquele tempo livre no dia e destinam para ouvi-lo. Tempo livre não quer dizer que está só ouvindo o podcast, pode estar no transporte público, dirigindo, na fila do banco ou em tantos outros locais que dá para agregar uma atividade.
É comum também ver as pessoas acessando estes programas maiores em partes, com pausas durante o dia.
Tempo ideal
Se alguns demoram apenas cinco minutos e outros podem demorar mais de uma hora, vemos aí que não existe uma regra que defina o tempo ideal de apresentação de um podcast. O que vai definir o tempo de duração muitas vezes é o assunto explorado, o público alvo ou a aceitação do público naquele dia específico. O importante é que o programa nunca seja cansativo e não perca a atenção de quem está escutando.
Geralmente percebe-se que se o seu podcast ensina algum assunto que exija atenção ou fala muito sobre números, cálculos e estatísticas, o apresentador se esforça para que seja curto para que o conteúdo realmente seja assimilado pelo ouvinte. Se o podcast for de entretenimento ou um programa de bate papo, deixam fluir e permitem que o ouvinte se divirta pelo tempo que quiser ou puder.
Para garantir um meio termo, vamos definir 30 minutos como um bom tempo para um podcast.