Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Estádio Santiago Bernabéu, do ...

Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid, terá hotel com vista para o campo

Publicada em : 11/03/2014

Tradicional estádio madrilenho será remodelado e contará com shopping center, centro de convenções e até mesmo hotel



O projeto da L35 Arquitectos foi escolhido pela diretoria do Real Madrid para a remodelação do emblemático estádio Santiago Bernabéu, conforme anunciou o time madrilenho. Além da L35, trabalharam no projeto o escritório alemão GMP Architekten, especialista em design de estádios, e o Ribas&Ribas Arquitectos, especialista em projetos de hotéis.

Com o projeto, o estádio do Real Madrid ganhará novos usos, com um shopping center, um centro de convenções e até mesmo um hotel de luxo no interior do complexo esportivo cujos apartamentos terão vista para o campo, em iniciativa sem precedentes na arquitetura esportiva mundial. A ideia é converter o estádio em um ícone da arquitetura de Madri e uma referência internacional.

Outro diferencial da equipe GMP/L35/Ribas é a fachada assimétrica de aço inoxidável com detalhes únicos, como um teto retrátil que pode abrir ou fechar em apenas 15 minutos. A fachada também será capaz de ventilar o estádio e sua iluminação vai responder a estímulos da torcida.

Além disso, o projeto vai sair do papel sem que para isso seja necessário fechar o estádio, e o Real Madrid seguirá jogando no Santiago Bernabéu normalmente, mantendo a segurança de todos os espectadores.

“Ao contar com novos usos, o projeto se torna financeiramente sustentável, e abraça outras frentes que não apenas o futebol e a oportunidade de shows musicais”, pontua o diretor do escritório da L35 no Brasil, Fabio Aurichio. “Atualmente, não existe esta preocupação com as novas arenas da Copa no Brasil.”

Para o vice-presidente da L35 na Espanha, Tristán Lopez-Chicheri, o novo Bernabéu será bem aceito pelos torcedores do Real Madrid. "Estamos muito orgulhosos deste desafio e convencidos de que os madridistas irão se sentir muito identificados com a nova imagem do Bernabéu", diz.

Seguindo diretrizes do Plano Geral de Urbanização de Madri, a L35 também irá reurbanizar o terreno adjacente ao estádio, criando uma área verde e um novo estacionamento subterrâneo privado. Para isso, o centro comercial existente ao lado do Bernabéu será demolido e, em seu lugar, será erguido um parque elevado, outra novidade do projeto.

Idealização da reforma
O Real Madrid optou pela remodelação do Bernabéu em assembleia de sócios realizada em setembro de 2011. A ideia era mudar a imagem do estádio e transformá-lo em um verdadeiro ícone arquitetônico da cidade de Madri, além de referência internacional em arquitetura de estádios. Para isto, foram convocadas quatro equipes de arquitetos estrangeiros de prestígio internacional.

Na época, o Real Madrid exigia, entre outras coisas, a “criação de uma nova cobertura com desenho vanguardista, que proporcionasse uma mudança radical na fisionomia do estádio, além de cobertura de todos os assentos e localidades do equipamento esportivo”.

Fonte:X Comunicação