Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Dicas de segurança

Dicas de segurança

Publicada em : 17/01/2014

A imprudência dos motoristas é um dos grandes motivos dos acidentes


No período de férias, o tráfego nas estradas aumenta consideravelmente, e por consequência os acidentes também. A imprudência dos motoristas é um dos grandes motivos dos acidentes.

Diante disto, o Grupo EcoRodovias lançou uma cartilha com dicas de segurança no trânsito para os motoristas que estão sendo distribuídas nas concessionárias administradas pelo grupo (eco1001, ecocataratas, ecopistas, ecosul, ecovia e ecovias).

Pasmem: Muitas destas dicas  são desconhecidas por muitos condutores, segundo o professor Roberto Manzini - Pós graduação de Medicina de Tráfego na USP - que participou da criação da cartilha.

Abaixo, algums dicas presente na cartilha.

- Fique Atento – 76% dos motoristas se distraem com outras atividades enquanto dirigem. Em apenas dois segundos de distração, as chances aumentam em 100%;

- Lugar de mala é no porta-mala – Todos os objetos soltos dentro de um carro são arremessados pela inércia, multiplicando o seu peso e ferindo seriamente o ocupante do veículo. Uma mala com 25kg, a uma velocidade de 80km/h se transforma em 1.500 kg;

- Bagageiro Cheio = Direção Preventiva – Com carro cheio, a aceleração, frenagem e aderência são reduzidas. A distância da parada pode ser aumentada em mais de 10%;

-  Encha o bagageiro e redobre a atenção – Bagagens no teto alteram o centro de gravidade do veículo e isso faz com que o carro balance mais em curvas e mergulhe mais em frenagens.

-  Muita calma nesta hora – Se o pneu estourar, não pise no freio. Mantenha o carro em linha reta e reduza a velocidade apenas tirando o pé do acelerador.

- Animal seguro vai longe – Numa batida a 50km/h, um cão de 22,5kg atirado contra o motorista a um peso de 684kg.

-  Na chuva, esguiche – Quando começar a chover, primeiro limpe o para-brisa com o esguicho e depois ligue os limpadores.

-.Onde há fumaça pode haver fogo – Se houver fumaça saindo do capô, tome cuidado, pois a entrada de ar pode elevar a chama e causar ferimentos.

- Quebrou na curva, então quebre o galho – Sinalize o local com galhos de pequenos arbustos, para assim o motorista que estiver vindo atrás, reduza a velocidade e não cause um atropelamento ou colisão.

- Nunca parar no acostamento quando tiver neblina. 

Fonte:Grupo EcoRodovias