Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ “Alugue” um amigo possibilita ...

“Alugue” um amigo possibilita o turista a explorar lugares inusitados

Publicada em : 31/07/2013

A partir de agosto projeto passa a oferecer companhia personalizada de pessoas locais para mostrar aos turistas pontos interessantes e diferenciados do Brasil


O “Melhor Amigo de Aluguel”, ou “A Best Friend Rental”, traz aos turistas a opção de ser acompanhado por um habitante do local visitado de uma maneira personalizada e, assim, deixar de conhecer apenas os passeios clichês.

A ideia surgiu da experiência da diretora de projetos da Base 3 Produtora Cultural, Cintia de Almeida, que depois de trabalhar com muitos grupos que vinham de fora do País reclamavam por não terem conhecido os lugares e as tradições locais. “Todos os sites, agências de viagens e amigos que visitaram o destino só tem dicas de pontos turísticos comuns. E você sabe que aquela praça ou aquele museu terá mais turistas do que moradores da cidade. Então, ao mesmo tempo em que você quer vivenciar a cultura do ponto que vai frequentar, não sentirá confiança em explorar a cidade sozinho. Como garantir que você não vai parar em uma furada? É aí que entra esse ‘aluguel’ de um amigo e a pessoa pode não só conhecer esses locais turísticos com tranquilidade, mas também explorar muito mais as cidades do que elas imaginam”. 

De crianças a idosos, todos podem contar com este serviço, que é oferecido em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador, com outras cidades sendo estudadas para que, em breve, também forneçam esta alternativa nas atividades turísticas brasileiras. “Os nossos profissionais falam inglês, francês, espanhol e alemão, ampliando a gama de pessoas que podem aproveitar esta novidade do mercado. E, assim, as pessoas farão passeios nada ‘clássicos’, como uma tarde de compras na Rua 25 de Março ou no Saara, aquele enorme centro de compras do Rio de Janeiro, por exemplo. Há também costumes nossos que todos querem conhecer e há muita curiosidade, como visitar um terreiro de umbanda, comer e beber em bares tradicionais das cidades só frequentados por moradores locais, além, é claro, de passeios aos pontos turísticos das cidades, mas com o conhecimento de quem vive no lugar e sabe o que pode oferecer de melhor a estes turistas”, explica Cintia.

Copa do Mundo - Mostrando um Brasil ainda mais lindo!
Os estrangeiros que estarão no Brasil na Copa de 2014 agora são os principais focos do projeto, que pretende otimizar a visitação deles por aqui, garantindo um passeio individual (ou para até quatro pessoas), podendo variar em uma diária de quatro a oito horas (com pagamento por hora) ou pacotes. “As reservas começam em agosto, devendo ser feitas com pelo menos 60 dias de antecedência e vale lembrar que não trabalhamos com turismo sexual. O nosso intuito é o de prestar o melhor serviço possível tanto para quem vem quanto para ‘vender’ a imagem de que o nosso País é muito mais maravilhoso do que mostram. A feijoada do Star City, em São Paulo, e o caldinho de feijão do Manoel e Joaquim, no Rio, que muitos nem sabem que existem, com certeza são exemplos que ficarão marcados na memória destes turistas. E não fazemos este serviço só para estrangeiros: brasileiros que quiserem desbravar profundamente a sua terra natal também tem esta opção”.

Fonte:Base 3 Produtora Cultural