Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Festival de Inverno de Ouro Pr...

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana

Publicada em : 03/07/2013

Grupo Galpão, Orquestra Ouro Preto e Alceu Valença são destaques da primeira semana do evento, que será realizado de 5 a 28 de julho



O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2013 - Em Tempos Diversos abre oficialmente sua programação na tarde desta sexta-feira, 5 de julho. O evento será realizado até o dia 28 do mesmo mês e oferecerá para o público centenas de atividades culturais gratuitas, além de oficinas e debates em sete diferentes áreas de conhecimento: Artes Cênicas, Artes Visuais (cinema, vídeo, fotografia), Artes Plásticas, Música, Infantojuvenil, Literatura e Patrimônio.

Já no primeiro final de semana, o Festival oferecerá uma amostra do que serão os próximos 23 dias de evento: um caldeirão cultural que promete agradar a todos os gostos. Nos principais palcos da cidade, shows de samba, música clássica e MPB vão animar o público presente. Nos teatros e nas praças, espetáculos dramáticos dividem espaço com musicais e apresentações de dança. Entre os destaques da programação do final de semana estão o coral francês Le Petits Chanteurs de Bordeaux, os músicos Jair Rodrigues e família, Oswaldo Montenegro e Emerson Nogueira, além do Grupo Galpão, com seu mais novo espetáculo, Gigantes da Montanha.

A primeira semana do Festival, chamada de Semana de Ouro Preto, marca a parceria entre a Universidade e a Prefeitura Municipal e receberá, ainda, o espetáculo Valencianas, com a apresentação da Orquestra Ouro Preto ao lado de Alceu Valença e a intervenção urbana Live Painting, que terá participação de Rogério Fernandes pintando um mural ao vivo. Estão programadas ainda a abertura das exposições Diversos, Armazém dos Ofícios, Gigantes pela própria natureza e Incorporações.

Uma das atrações mais aguardadas do Festival será a estreia, em Minas Gerais, da nova peça do Luna Lunera, Prazer. Na área de Artes Cênicas, o evento contará ainda com a participação do Espanca!, com Líquido Tátil; do Ballet de Londrina, com o Programa Stravinski, e do Projeto Singular, com o Desassossego em Branco, no qual dançarinos cegos ou com baixa visão apresentam um espetáculo único. A curadoria de música contará com a presença dos músicos Fernando Ferrer, sobrinho de Ibrahim Ferrer, o lendário músico do Buena Vista Social Club, e Marcelo Nova, entre muitos outros.

Final de semana agitado
No dia 05, às 19h, o Grupo Residência se apresenta com a peça “Pequenas Coisas Grandes”, no Teatro Municipal Casa da Ópera. Às 20h, na Praça Tiradentes, muito forró com o grupo Gafieira de Ouro. Logo após, o público confere o show de Jair Rodrigues e família. No dia 06 de julho, será aberta a exposição “Gigantes pela própria natureza”, na Casa dos Contos, onde os artistas Hélio Leites e Willi Carvalho vão expor suas miniaturas até o dia 28. A Casa dos Contos abrigará também o “Armazém dos Ofícios”, um espaço destinado à comercialização das linhas de produtos em arte aplicada, desenvolvidos no Núcleo de Arte, Núcleo de Conservação e Restauração e Núcleo de Ofícios, da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP. Às 15h, haverá Desfile da Sociedade Musical pelas ruas da cidade. A Banda Sinfônica se apresenta às 21h, na Praça Tiradentes, seguida pelo show do cantor Oswaldo Montenegro.

A tarde de domingo começa animada com o desfile da Bandalheira, que vai divertir quem estiver passeando por Ouro Preto, seguida pela Banda União Social de Cachoeira do Campo. O Grupo Galpão se apresenta com o espetáculo “Gigantes da Montanha”, às 19h, na Praça Tiradentes.  Às 21h, é a vez da Banda Acúrdigos animar o público que estiver presente na Praça Tiradentes. A noite termina com o show de Emerson Nogueira, marcado para as 23h. A segunda-feira, dia 08 marca as comemorações pelo aniversário de Ouro Preto. Às 13h, o trajeto entre a Igreja São Francisco de Assis e Igreja do Rosário recebe o cortejo “Dixieland - pelas ruas de Ouro Preto”, seguido pela apresentação musical do Congado de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Graças, que acontece no Adro da Igreja do Rosário. Às 16h, no largo da Igreja São Francisco de Assis, haverá a apresentação infantil “Osquindô”. O grupo carnavalesco Zé Pereira dos Lacaios fará às 18h, cortejo do bairro Antônio Dias até o Pilar. A noite, a Praça Tiradentes recebe o show dos sertanejos Fernando e Sorocaba, que se inicia às 23h.

Destaques da semana
Na terça-feira, dia 09, haverá às 19h, sessão solene da academia ouro-pretana de Letras. Às 21h, a Orquestra Ouro Preto apresenta ao lado de Alceu Valença, o aclamado “Valencianas”, show que revive o cancioneiro do cantor e compositor pernambucano que, pela primeira vez, teve parte significativa de sua extensa obra arranjada para música de concerto. O espetáculo foi concebido tomando como referência a biografia musical de Alceu e explora particularidades que tornaram a obra do cantor um marco na história da música popular brasileira. Assim, guitarra, violão, baixo elétrico, bateria e percussão dialogam com instrumentos típicos da sonoridade nordestina como sanfona, zabumba, tampa de panela, rabeca e marimbau que, por sua vez, unem-se a uma orquestra de cordas.

UGuide, aplicativo para tablets e smartphones, é lançado no Festival de Inverno
Na onda da revolução digital, o Festival lançou uma novidade que promete agradar aos adeptos de tablets e smartphones: o aplicativo UGuide, cuja função é informar os usuários sobre a programação cultural, locais e horários das atrações. O aplicativo foi desenvolvido para facilitar a locomoção do público que, em um evento de grande porte como este, com atrações espalhadas por duas cidades, pode encontrar dificuldade para se programar e se localizar. Por ser integrado ao Google, o UGuide faz a indicação da rota, facilitando o deslocamento de quem não sabe como chegar. Além disso, caso o usuário esteja próximo a algum local onde será realizada alguma atividade, ele é imediatamente notificado. O download gratuito pode ser feito pelo link play.google.com/store/apps/details?id=br.ufop.uguide.festival.

As atrações do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana começam dia 05 e terminam no dia 28 de julho. Toda a programação do evento está disponível no site: www.festivaldeinverno.ufop.br. O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana é realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), em parceria com a Fundação Educativa de Ouro Preto (Feop) e as prefeituras de Ouro Preto e de Mariana.

Fonte:ETC Comunicação