Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Festa do Peão de Barretos

Festa do Peão de Barretos

Publicada em : 21/06/2013

Maior evento do gênero na América Latina reúne ainda cultura, diversão para crianças e sustentabilidade


Acontece de 15 a 25 de agosto, no Parque do Peão, em Barretos/SP (420 km da capital), a 58ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Considerado o maior evento do gênero na América, a Festa de Barretos reúne todos os anos um público médio de 1 milhão de pessoas nos 11 dias.

Uma extensa programação musical que pretende ultrapassar as 100 apresentações está dividida nos 6 palcos do Parque do Peão: Estádio, Esplanada, Berrantão, Nativa, Culturando e Raízes Sertanejas. Os Embaixadores do Rodeio este ano são as duplas Chitãozinho & Xororó e Bruno & Marrone, que subirão juntos ao palco, em um show exclusivo para a Festa do Peão. Fernando & Sorocaba, Munhoz & Mariano, Luan Santana, Gustavo Lima, Michel Teló, Paula Fernandes e a cantora gospel Aline Barretos são alguns dos grandes nomes da música brasileira que estarão em Barretos. O projeto Villa Mix, com 9 shows na mesma noite entre eles Jorge & Matheus e Naldo, promete ser umas das maiores atrações este ano.

Os melhores competidores de provas cronometradas e de montarias do Brasil e do mundo passam pela arena de Barretos. O Estádio de Rodeios, projetado pelo mestre da arquitetura Oscar Niemeyer, fica lotado nas finais do Barretos International Rodeo, uma troca intensa de energia entre o público e os peões.

A cultura do peão estradeiro é mantida pela organização da Festa. Competições de toque do Berrante e Queima do alho relembram a época em que os animais eram guiados estrada a fora pelos tropeiros. A dança catira e a disputa no pau de sebo também estão presentes em todas as edições da festa.

As crianças também têm seu espaço dentro da Festa, é o Rancho do Peãozinho que reúne diversão com atividades socioeducativas. O espaço conta com uma mini-arena onde acontecem as provas de montaria em carneiros. Em 2012 as crianças tiveram a grande oportunidade de montar na mesma arena onde passam os melhores do mundo. O rodeio em carneiros ganhou espaço na programação do Estádio de Rodeio e este ano os pequenos peões já tem seu espaço garantido. No Rancho do Peãozinho também está a Vila Ecológica. O projeto representa um mini-mundo sustentável com o objetivo de levar às crianças diversão, e, ao mesmo tempo, noções de educação ambiental. Dentro do Rancho as crianças ainda recebem orientações de higiene bucal, lições de trânsito na Mini-Cidade, cuidados com os animais no Mini-Zoológico, reciclagem do lixo e origem dos alimentos na Mini-Fazenda. 

Conheça algumas atrações da Festa:

Matinha
Para quem gosta da tradicional música caipira de raiz é na “Matinha”, espaço com mais de 150 espécies de árvores cuidadosamente mantido, que o visitante da festa encontrará o "Raízes Sertanejas", local que acontece apresentações de duplas. É lá também o Oratório dos Peões, local para reflexões e orações com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e dos peões de boiadeiro.

Estádio de Rodeios
Com capacidade para 35 mil pessoas sentadas, a arena do estádio de rodeios tem o projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e seu formato é uma ferradura. Pisar nele é viver a emoção de estar no solo que presenciou os maiores desafios do rodeio brasileiro. Os principais nomes do esporte, os mais famosos animais e as mais valiosas disputas.

Memorial
Quem foi o 1º Peão a vencer em Barretos? Quantos são os fundadores da maior Festa da América Latina? Estas e muitas outras perguntas são esclarecidas neste espaço, que contém fotos e fatos marcantes desde 1955, ano de fundação da Associação Os Independentes.

Queima do alho
Culinária típica das comitivas dos peões de boiadeiro que viajavam "mundão afora" levando o gado. Consta que as viagens duravam de três a seis meses, daí a preocupação de levar no lombo de animais, alimentos não perecíveis.

A Queima do Alho traz em seu cardápio: arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A comida é preparada em fogão improvisado, bem próximo ao chão.

Durante a festa, é realizado um concurso para avaliar a melhor Queima do Alho, prato preparado por equipes que simbolizam as antigas comitivas.

Monumentos
- Monumento ao Peão, uma estrutura de 27 metros de altura e cerca de 170 toneladas, que representa e homenageia a estrela principal do evento: o peão de boiadeiro;
- Montaria em Cavalo, que presta uma homenagem a esta modalidade, primeira a ser praticada no Brasil;
- Monumento Montaria em Touro possui 7 metros de altura e está situado próximo à rotatória que dá acesso à hípica;
- Monumento Touro Bandido, réplica do animal, 20%, onde se encontra o túmulo do touro. 
Mais informações no www.independentes.com.br/festadopeao ou pelo 17 3321-0000

Fonte:Phábrica de Ideias