Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ “Passos” revela as cores do Ca...

“Passos” revela as cores do Caminho de Santiago

Publicada em : 09/04/2013

Leandro Ayres expõe imagens do Caminho de Santiago de Compostela na Galeria Brás Cubas


O fotógrafo Leandro Ayres expõe “Passos”, com imagens do Caminho de Santiago de Compostela, a partir de 6 de abril, na Galeria Brás Cubas, no Centro de Cultura Patrícia Galvão, em Santos. A mostra tem curadoria de Luiz Carvalho Júnior, que selecionou 33 fotos clicadas por Leandro durante peregrinação realizada pelo Caminho Francês.

Le Ayres destaca que o Caminho Francês é a mais tradicional das rotas que levam à cripta do Apóstolo Santiago, localizada na Catedral de Santiago de Compostela. O percurso tem cerca de 800 quilômetros de extensão e inicia em Saint Jean Pied de Port, aos pés dos Pirineus, na França.

“Buscava produzir material para nova exposição quando tive a ideia de percorrer o Caminho de Santiago e dar sentido artístico à peregrinação”, conta o fotógrafo, ao lembrar que entre a decisão de viajar e os primeiros passos no Caminho levou menos de um mês: “A hora era aquela, a vida se faz hoje!”.

Ele afirma que possuía algumas referências sobre o Caminho de Santiago na literatura de Paulo Coelho. “Na verdade, não orientei meu trabalho segundo uma visão religiosa, espiritual ou mística, mas sim na beleza estética de um patrimônio cultural da humanidade. Nesse sentido, as fotografias da mostra não tem caráter jornalístico, mas sim artístico”.

Le Ayres detalha que foram 27 dias no frio outono europeu, enfrentando diversas situações, boas e ruins, que se traduziram nas imagens que fazem parte da exposição, por meio das quais espera encantar os que já estiveram lá e os que pretendem ir. “O Caminho traz toda sorte de sentimentos para quem o percorre e, para mim, trouxe a certeza de que ele nos torna mais forte e mais humano", sintetiza.

Leandro Ayres, 38 anos, é publicitário, formado em fotografia pela Escola Panamericana de Artes & Design. Realizou diversas exposições e desde outubro de 2010 participa do Projeto “Jardim das Artes”, da Prefeitura de Santos. Em 2011, foi premiado no concurso “Através das Lentes”, do jornal A Tribuna de Santos e, em 20112, participou do “Mapa Cultural”, do Governo do Estado, na categoria Artes Visuais, com fotografias exibidas na Funarte, em São Paulo. Em Santos, suas fotografias estão expostas na Mary Barros Decor e no Ateliê Nova Art.

A exposição “Passos”, que permanecerá na Galeria Brás Cubas até 30 de abril, conta com apoio da Prefeitura Municipal de Santos, Poupatempo Santos, Hospital Ana Costa, Centro Espanhol e Repatriação de Santos, Tremendão, Shopping Parque Balneário, Espaço Cultural Forte da Barra, Prodesan, Sindipetro, Mary Barros Decor e Ateliê Nova Art.

Serviço – A Galeria Brás Cubas está localizada no Centro de Cultura Patrícia Galvão (Teatro Municipal de Santos), na Avenida Pinheiro Machado, 48, 2º piso, na Vila Mathias.

Fonte:TITAN Comunicação