Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Edifício da Bolsa Oficial de C...

Edifício da Bolsa Oficial de Café completa 90 anos

Publicada em : 06/09/2012

Comemorações em homenagem a um dos cartões-postais mais famosos da cidade de Santos incluem a apresentação do Coro da OSESP

O edifício da Bolsa Oficial de Café, um dos principais cartões-postais da cidade de Santos, completa 90 anos no dia 07 de setembro. Para celebrar a data histórica, o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, preparou uma programação especial gratuita para comemorar com seus visitantes durante todo o mês de setembro. Os principais destaques são a performance artística de Paulo von Poser, a apresentação do Coro da Osesp e a abertura da mostra “Presente do Indicativo – 90 anos da Bolsa Oficial de Café”.

A história

Um palácio construído para ser a sede mundial dos negócios do café. Assim pode ser definido o edifício da Bolsa Oficial de Café, inaugurado em 1922 como parte das comemorações do centenário da independência do Brasil. Se por um lado sua construção atendeu à necessidade de centralizar e sistematizar os negócios do produto, por outro, teve também papel propagandístico, difundindo a riqueza do Estado de São Paulo que se desenvolvia no compasso do café. A suntuosidade do edifício, suas cúpulas, esculturas, vitrais, mosaicos de mármore, entre tantos outros detalhes, traduzem o visual da riqueza e prosperidade de um dos ciclos econômicos mais importantes do País.

Após a crise de 1929, que atingiu de forma contundente a cafeicultura nacional, as operações no edifício foram interrompidas em 1933 e novamente em 1957. Em 1998, foi reaberto, passou a abrigar o Museu do Café, e se consolidou como um dos marcos do processo de revitalização do Centro Histórico de Santos. Tombado como patrimônio artístico e cultural pelo Condepasa, Condephaat, e Iphan – nas esferas municipal, estadual e federal –, atualmente o prédio recebe mais de 200 mil visitantes por ano, entre moradores da região, estudantes e turistas de todo o mundo.

Programação

A programação em homenagem aos 90 anos da Bolsa Oficial de Café começa no dia 07 de setembro, às 16h, com apresentação de Paulo von Poser. O artista, de expressão internacional, vai pintar ao vivo, com a técnica de acrílico sobre tela, a fachada do edifício em um painel com mais de dois metros de altura. Em seguida, às 18h, a atração é o Coro da OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo –, que faz apresentação gratuita no Salão do Pregão.

Encerrando o dia de celebração, o Museu do Café inaugura a mostra temporária “Presente do indicativo – 90 anos da Bolsa Oficial de Café”, às 19h30. Com curadoria de Gilson de Melo Barros, a exposição apresenta o trabalho de dez artistas da região que homenageiam o edifício abordando do ponto de vista temático as diversas facetas da cadeia produtiva do café. O resultado são painéis, fotografias, esculturas, grafites e instalações interativas que proporcionam um olhar contemporâneo sobre o tema e o palácio de 1922. A mostra fica em cartaz até 05 de novembro. Mais informações no hotsite da exposição: www.museudocafe.org.br/presentedoindicativo.

A comemoração continua no dia 08 de setembro com o espetáculo “Ópera & Café – Cantata do Café de Bach”, às 17h, no Salão do Pregão, com entrada franca. Durante todo o mês de setembro serão realizadas ainda visitações monitoradas especialmente voltadas ao edifício, além de ações educativas, oficinas e palestras. A programação completa está disponível no site www.museudocafe.org.br.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça-feira a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas com mais de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda-feira a sábado das 8h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h.


Serviço:

90 anos do edifício da Bolsa Oficial de Café
Performance de Paulo von Poser
Datas: 07 de setembro (sexta-feira)
Horário: 16h
Local: Boulevard rua XV de novembro, em frente ao edifício da Bolsa de Café
Preço: Grátis

Coro da OSESP
Datas: 07 de setembro (sexta-feira)
Horário: 18h
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95
Preço: Grátis

Abertura da exposição “Presente do indicativo – 90 anos da Bolsa Oficial de Café”
Datas: 07 de setembro (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95
Preço: Grátis

Espetáculo “Ópera & Café – Cantata do Café de Bach”
Datas: 08 de setembro (sábado)
Horário: 17h
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95
Preço: Grátis

Fonte:Museu do Café - assessoria de imprensa