Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Guaramiranga, no Ceará apresen...

Guaramiranga, no Ceará apresenta o Festival Jazz & Blues

Publicada em : 23/01/2012

Cidade oferece opção diferenciada para o Carnaval

Há 13 anos, Guaramiranga, uma pequena cidade na região serrana do Ceará, é destino de milhares de brasileiros por oferecer um Carnaval diferente. Por lá: Cachoeiras, trilhas, igrejas e outras edificações centenárias, fazendas de café e um já consolidado Festival de Jazz & Blues com atrações nacionais e internacionais.

Guaramiranga localiza-se a 110km da capital, na Área de Proteção Ambiental do Maciço de Baturité, ambientada pela beleza natural característica da Mata Atlântica. Fica a 865 metros acima do nível do mar, com temperatura amena que pode chegar a 15º. É uma aconchegante cidade de veraneio, com menos de 6.500 habitantes que, além do potencial turístico natural, mantém uma forte tradição cultural, com festivais de música e teatro acontecendo anualmente.

 Festival Jazz & Blues

Desde 2000, nos quatro dias de Carnaval em Guaramiranga acontece o Festival Jazz & Blues, que nasceu com o intuito de oferecer uma programação diferente do que acontece tradicionalmente nesse período em todo o País e distante dos grandes centros urbanos. A ideia deu certo e garantiu ao evento um lugar cativo no calendário cultural brasileiro, conquistando credibilidade e um público fiel do Ceará e de vários cantos do país.

Aos palcos do Festival Jazz & Blues em Guaramiranga já subiram nomes como Toots Thielemans, César Camargo Mariano, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Jean Jacques Milteau, Ivan Lins, Scott Henderson, Stanley Jordan, Pedro Aznar, Paulo e Daniel Jobim, Nuno Mindelis, Leny Andrade, Gilson Peranzzetta, Dominguinhos, Carlos Malta, Chico Pinheiro, Wagner Tiso, Paquito D'Rivera, Rildo Hora, Magic Slim, Uakti, Nonato Luíz, Rick Estrin, Joyce Moreno e muitos outros instrumentistas e intérpretes.

O festival em 2012

Em 2012, o Festival chega à 13ª edição e acontece de 18 a 21/02. Na quarta-feira de cinzas faz uma pausa para descer a serra, para mais shows em Fortaleza, de 23 a 25/02 (Teatro Via Sul), e Sobral, 25/02 (Theatro São João). Serão muitas horas de boa música, do jazz ao blues, passando por ritmos afins, do Brasil e de outros países.

Como já é tradição, em Guaramiranga a programação acontece ao longo de todo dia, sob a luz do sol e a luz da lua, em espaços abertos e fechados, com shows, ensaios abertos, cortejos, conversas com músicos e oficinas. Tudo isso proporciona aos mais de 12 mil visitantes a possibilidade um Carnaval diferente, com música de qualidade e a proximidade de grandes artistas, usufruindo ainda da beleza natural de um dos mais belos destinos turísticos do Ceará.

Atrações

A 13ª edição do Festival Jazz & Blues terá entre as atrações nomes dos EUA, Cuba, Israel, Bélgica e Brasil. São eles: Omar Puente (Cuba), Atiba Taylor (EUA) com Artur Menezes (CE), Gadi Lehavi (Israel) com Ravi Coltrane (EUA), Jaques Morelenbaum e o Cello Samba Trio (RJ), Yamandu Costa (RS), Grupo Solar com Tatiana Parra (SP/AR/BEL), Roberto Taufic e Eduardo Taufic (RN), Marco Lobo (BA/RJ), Cainã Cavalcante (CE), Puro Malte (CE), Gabriel Grossi (SP) e The L.X.G. (EUA).

Uma estrutura de 1.500m2, dos quais, 850 de área coberta, recebe desde a edição de 2011 toda a programação de shows do evento. É a Cidade Jazz & Blues, erguida na rua principal, no espaço do campo de futebol. É lá que vão acontecer os ensaios abertos às 16h, os shows das 17h e das 21h, além das Jam Sessions, que vão até às 3h da manhã.

Outros espaços também receberão atividades do Festival. Na Praça do Teatro Rachel de Queiroz, a principal da cidade, diariamente às 15h haverá o Café no Tom. É o momento de um bate-papo com uma das atrações do festival. Em outros locais haverá oficinas e cine clube.

Serviço
Festival Jazz & Blues 2012 – Guaramiranga, Fortaleza e Sobral (CE)
Quando: 18 a 21/02 (Carnaval) em Guaramiranga, 23 a 25/02 em Fortaleza e 25/02 em Sobral.
Ingressos dos shows das 21h em Guaramiranga: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).
O restante da programação do Festival na serra é gratuito.
Ingressos em Fortaleza e Sobral: a confirmar.
A programação está disponível no www.jazzeblues.com.br
Info: (85)3262-7230

Fonte:Dégagé