Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Você tem medo de viajar de avi...

Você tem medo de viajar de avião?

Publicada em : 06/12/2011

Saiba como reduzir esse desconforto e realizar o sonho de 'voar'

Não é à toa que viajar de avião tem se tornado cada vez mais comum entre os brasileiros. Os preços de passagens aéreas caíram, tornando-se acessíveis também para a classe C, que, antes, utilizava o ônibus como principal meio de transporte em viagens nacionais.

Apesar dessa facilidade e de maneira inversamente proporcional à redução de preços, o medo e a insegurança de viajar de avião prevalecem. Por conta disso, muitas pessoas ainda não realizaram o sonho de realizar uma viagem à longa distância. “A autoindução ao relaxamento e a respiração tranquila são pontos de partida para superar a insegurança durante a decolagem”, explica Salmeron Cardoso, diretor do CEAB – Centro Educacional de Aviação do Brasil.

O papel do comissário

Nesses casos, um comissário, auxiliará o passageiro a ficar calmo, para que ele não contagie os demais com o pânico que está sentindo. Segundo o executivo, a ordem para os tripulantes é distrair a pessoa, procurando reduzir o desconforto da situação e direcionar a atenção para outra atividade ou conversa. “Um das funções do profissional é manter a tranquilidade durante o voo, fazendo o possível para que a viagem flua da melhor maneira possível”, detalha.

Além disso, se a viagem é destinada ao descanso e ao lazer, é preciso tomar todo o cuidado para evitar outro tipo de surpresa e curtir o passeio sem preocupações. Cardoso sugere que, antes de viajar, as pessoas façam um check list: “Desta forma, é possível anotar tudo que deve ser levado, como documentos e objetos pessoais, e, depois, conferir se estão na bagagem”, explica. Para o diretor, esse é um procedimento simples e facilitador.

No mais, basta chegar com antecedência ao setor de check-in e aproveitar o tempo do voo. “Se a pessoa tem receio, recomendamos que ela procure se distrair com a leitura de revista ou livro, entretanto, nossos comissários são formados para auxiliar os passageiros em quaisquer situações, minimizando o medo de estar alturas”, finaliza Cardoso.

Fonte:Céu Comunicação