Turismo

Home/ Notícias Online/ Turismo/ Editora Peirópolis lança livro...

Editora Peirópolis lança livro de poesia sobre o Rio São Francisco

Publicada em : 22/11/2011

"Formosuras do Velho Chico" tem autoria de Lázaro Simões Neto, conhecido como Lalau

A fauna e a flora da bacia do Rio São Francisco – que nasce na Serra da Canastra, em Minas, e deságua no Atlântico, entre Sergipe e Alagoas – são o tema do lançamento da Editora Peirópolis, Formosuras do Velho Chico, de Lalau e Laurabeatriz.

Para desvendar os mistérios e histórias das águas do São Francisco, Lalau transformou em poesia e encantamento cada uma das espécies que habitam um dos mais importantes rios do Brasil e da América do Sul. Cada poema faz menção a algum tipo de ave, peixe ou elementos típicos da cultura e do folclore da região: as embarcações chamadas “gaiolas”, as carrancas, os ex-votos, o “cumpadi d’água”, o “sono do rio” e a “pesadeira”.

Já Laurabeatriz, foi a responsável por dar vida e cor a cada um dos 14 peixes, 11 aves e nove outros animais típicos do ecossistema atravessado pelo Velho Chico. Sua técnica com o uso de guache sobre papel dão a sensação de movimento e realidade para suas ilustrações.

Quanta gente, quantos animais e quantas histórias vivem nas margens e nas águas do São Francisco? Para descobrir histórias e curiosidades como estas, caberá ao leitor um mergulho numa deliciosa leitura sobre o universo do nosso querido e Velho Chico em muita poesia e cores.

Fonte:Communica Brasil