Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Ação “Bate Coração”

Ação “Bate Coração”

Publicada em : 11/11/2015

Morte súbita do coração mata um a cada 2 minutos. Campanha de Prevenção gratuita no vão do MASP

Divulgação
É cada vez mais comum ouvirmos falar de um grave problema conhecido como morte súbita. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), a cada 2 minutos uma pessoa morre em decorrência deste tipo de morte. Por ano, são 300 mil brasileiros acometidos pela doença.

Na grande maioria dos casos, a morte súbita ocorre por conta de uma parada cardíaca. Segundo o gerente assistencial de urgência e emergência CEJAM, Sergio Martuchi, as chances de sobrevivência estão relacionadas diretamente ao tempo para se iniciar a ressuscitação cardiopulmonar (RCP). “A cada um minuto perdido em iniciar as compressões torácicas, perde-se 10% de chance de sobrevida. São manobras simples, que não exigem a presença de um profissional de saúde, apenas pessoas treinadas”, explica.

Segundo as novas diretrizes publicadas recentemente pela American Hearth Society (AHA), o treinamento e a capacitação de leigos e equipes especializadas em RCP é um dos principais elementos de sucesso no atendimento às vítimas de parada cardiorrespiratória. “Além das compressões torácicas, é importante saber administrar o choque terapêutico com desfibrilador externo automático (DEA) e, claro, nunca se esquecer de acionar o socorro especializado por meio do SAMU 192 ou Corpo de Bombeiros 193”, afirma Sérgio.

Por isso, no dia 12 de novembro, Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, o Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM) promoverá a Ação Bate Coração, com o objetivo de ensinar as pessoas “a salvar uma vida”, além de conscientizar a população sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de arritmias cardíacas e morte súbita.

Quem passar pelo local poderá realizar o treinamento de RCP com manequins, que será ministrado por profissionais da Escola de Saúde CEJAM. A ação ocorrerá no vão livre do MASP, em São Paulo, das 10h às 16h e contará também com tendas para medida de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, entre outras atividades.

ARRITMIAS CARDÍACAS
As arritmias cardíacas são alterações elétricas que provocam irregularidade no ritmo das batidas do coração. Ele pode acelerar ou bater mais devagar que o normal ou, ainda, apresentar ambas as irregularidades. Quando não diagnosticada e tratada corretamente, a arritmia cardíaca pode provocar parada cardíaca, doenças no coração e a morte súbita. Os sintomas mais comuns são: palpitações, desmaios, tonteiras, confusão mental, fraqueza, pressão baixa, dor no peito.

MORTE SÚBITA
Com incidência maior no sexo masculino, entre 80% a 90% dos casos de morte súbita são provocados por arritmias cardíacas. Sua maior prevalência se dá na faixa etária entre 45 e 75 anos. Ela pode acometer desde recém- nascidos até adultos, nos quais as principais causas são as doenças do coração, sendo o infarto agudo do miocárdio a mais importante.

Além de prevenir o infarto e seus fatores de risco (hipertensão, diabetes, sedentarismo, tabagismo), para combater a morte súbita, é necessário realizar avaliação cardiológica de pessoas com histórico de desmaios ou história familiar de morte súbita, até a implantação de desfibriladores externos automáticos (DEA) em locais de grande circulação. O aparelho é autoexplicativo e pode ser manuseado por qualquer pessoa.


SOBRE O CEJAM
É uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, fundada em 1991 e parceira da Prefeitura de São Paulo no gerenciamento dos serviços de saúde. Trabalha também na área de educação por meio da Escola da Saúde CEJAM, que oferece cursos técnicos de enfermagem, atualização e pós-graduação. Seu Centro de Treinamento, credenciado pela American Hearth Association, já capacitou mais de dois mil profissionais em Suporte Básico de Vida para atuação no Sistema Único de Saúde.

SERVIÇO
Data: 12/11, quinta-feira
Hora: 10h às 16h
Local: MASP – Avenida Paulista, 1578 – São Paulo-SP

Fonte:Assessoria de Imprensa CEJAM