Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ É preciso obedecer ao prazo do...

É preciso obedecer ao prazo do efeito de antidepressivos antes de trocá-lo

Publicada em : 10/04/2015

Mudanças constantes de medicamento podem levar ao diagnóstico errado


Mudanças constantes de medicamento para o tratamento da depressão pode agravar o quadro e levar o paciente ao diagnóstico errado para depressão maior ou refratária. Ou seja, o paciente que não responde ao tratamento com os medicamentos administrados usualmente.

“No tratamento correto, deve-se escolher o antidepressivo mais adequado, aguardar de 14 a 20 dias para que comece a mostrar sua eficácia e somente desistir dele se, em pelo menos dois a três  meses, não houver resposta satisfatória”, explica o psiquiatra Dr. Vladimir Bernik.

O psiquiatra diz que tais preceitos não são geralmente seguidos, o que pode levar ao diagnóstico precoce e errado de “refratariedade”, quando, na verdade, não se deu tempo para a ação dos psicofármacos.

“Se, depois deste tempo, ainda não houver melhora, troca-se  o antidepressivo (técnica switch) e seguem-se os mesmos prazos. Até quatro antidepressivos podem ser usados em série e, sem sucesso após quase um ano, pode-se dizer que é o caso de ‘depressão refratária’”, diz.

Nesta altura, opta-se por adições de apoio: tiroxina ou hormônios, no caso de homens; ou pode-se recorrer a técnicas biológicas, como estimulação magnética transcraniana ou eletroconvulsoterapia (ECT). “Quando se associam tratamentos, tende-se à recuperação de todos os pacientes com depressão maior (refratária)”, explica o médico.

Sobre a depressão – a patologia tem se tornado um grande problema médico e socioeconômico: cerca de 20% da população apresenta quadros depressivos, e a doença já é a terceira causa de morte – o que não se deve apenas ao alto percentual de suicídios, mas à gradativa perda de imunidade.

Trata-se da primeira doença psiquiátrica em número de pessoas aposentadas e a segunda no cômputo geral; assim, seu tratamento é imperativo e cabe aos médicos não especialistas fazer a detecção iniciar do quadro

Fonte:TMP Comunicação