Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Prestígio internacional

Prestígio internacional

Publicada em : 09/05/2014

Médico é único brasileiro convidado para Fórum de Biodiversidade no Vaticano


O neurocirurgião João Luiz Pinheiro Franco, foi o único brasileiro convidado para participar do fórum Humanidade Sustentável, Natureza Sustentável: Nossa Responsabilidade, na Academia Pontifical do Vaticano (The Pontifical Academy of Sciences), a ser realizado no Vaticano entre os dias 2 a 6 de maio.

A Academia Pontifical de Ciências do Vaticano reúne diversos prêmios Nobel e grandes gênios do mundo em disciplinas como filosofia, teologia, química, física, medicina, ciências sociais, como o físico Stephen Hawking. A academia tem como proposta incrementar o intercâmbio internacional de temas como alimentação, saúde e energia, e será uma espécie de adendo do Rio + 20, cúpula para a preservação da biodiversidade.

O cientista de São Paulo foi convidado pelo professor e paleantropólogo francês Yves Coppens, descobridor em 1974 do fóssil de Australophitecus, Lucy(considerada na época o mais antigo Hominídeo ancestral).

O médico é o autor de “Conceitos Avançados em Doença Degenerativa Discal Lombar”, obra referência da especialidade (coluna lombar), lançada em 2010, cujo primeiro capítulo foi escrito pelo professor Coppens. A obra conta com a participação de mais de 80 cientistas estrangeiros e coautoria de mais três autoridades médicas internacionais.

Além do Papa Francisco, entre outras autoridades, estará o Prêmio Nobel de Medicina, o geneticista suíço Werner Arber. O fórum será realizado no Casina Pio IV, uma vila localizada na Cidade do Vaticano, sede da academia.

Fonte:Oficina de Mídia