Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Hospital São Paulo lidera capt...

Hospital São Paulo lidera captação de doadores de órgãos no Estado

Publicada em : 30/04/2014

Em 2013, serviço ligado à SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) e à Unifesp viabilizou 180 doações


O Hospital São Paulo, unidade vinculada à SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) e à Unifesp, liderou em 2013 a captação de doadores de órgãos em todo o Estado.

Segundo números do Sistema Estadual de Transplantes, o Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos (SPOT) do Hospital São Paulo conseguiu 180 doações no ano passado, o que representou 20,8% do total de 864 doadores viáveis (que tiveram pelo menos um órgão aproveitado em cirurgia de transplantes) captados no Estado.

O segundo serviço que mais captou doadores viáveis em 2013 foi o do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com 159, seguido pelo Hospital das Clínicas da Unicamp, com 117.

O SPOT do Hospital São Paulo atua em um grupo de hospitais de sua área de abrangência e realiza atividades como identificação de potenciais doadores de órgãos (pacientes com morte encefálica) e de pessoas que tiveram parada cardiorrespiratória. Neste caso, somente os tecidos, como as córneas, podem ser aproveitados. Os profissionais do SPOT também realizam apoio aos familiares e entrevista familiar para obter autorização da doação, além do acompanhamento de todo o processo de doação de órgãos e tecidos.

Conforme dados do Sistema Estadual de Transplantes, em 2013 foram realizados 2.262 transplantes de órgãos em todo o Estado, contra 2.056 no ano anterior.

Fonte:Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina