Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Calor excessivo retrai doação

Calor excessivo retrai doação

Publicada em : 11/03/2014

Fundação está com um terço das suas reservas


Não é só no frio em que há uma queda acentuada dos estoques. A onda de calor que se estende por todo o país também está comprometendo os estoques da Pró-Sangue. O calorão tem afastado os doadores dos postos.

Nesse sentido, muitos preferem recolher-se em um ambiente fechado a terem de enfrentar o sol escaldante na rua. Quando não, o calor acaba provocando alguns problemas de saúde que prejudicam a doação, como intoxicação alimentar, diarreia e virose, nos quais a pessoa só pode doar 1 semana depois de curada. A dengue e a dengue hemorrágica também são fatores impeditivos. Para a primeira, o tempo de inaptidão é de 1 mês após a cura, sendo que para a segunda é de seis meses.

Atualmente, a Pró-Sangue está com um terço do estoque necessário para garantir a regularidade do abastecimento das mais de 100 instituições de saúde da rede pública. Assim, para reverter essa situação, contamos com a ajuda da população.

Para quem quiser fugir do calor, uma ideia é fazer a doação bem no começo do período da manhã. O Posto Clínicas abre bem cedo. Confira o horário de atendimento das unidades no site www.prosangue.sp.gov.br . Só lembrando que para aqueles que vierem doar, é bom estar bem hidratado, sobretudo no verão.

Serviço - Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação.

Mais informações no Alô Pró-Sangue 0800 55 0300, no site www.prosangue.sp.gov.br, no twitter @pro_sangue ou no facebook /prosangue.

Funcionamento dos postos

Posto Clínicas
Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 1º andar
De segunda a sexta-feira, das 7 às 19h
Sábados e feriados, das 8 às 18h
Fechado aos domingos

Posto Dante Pazzanese
Av. Dr. Dante Pazzanese, 500
De segunda a sexta, das 8 às 17h
Sábado, das 8às 16h

Posto Regional de Osasco
Rua Ari Barroso, 355 - Presidente Altino
De segunda a sexta-feira, das 8 às 17h
Sábados, 1º, 3º e 5º de cada mês, das 8 às 16h
Fechado nos demais sábados, domingos e feriados

Posto Barueri
R. Angela Mirella, 354 Térreo - Jd. Barueri - Barueri
De segunda a sexta-feira, das 8 às 16h
Fechado aos sábados, domingos e feriados

Posto Mandaqui
R. Voluntários da Pátria, 4227 - Mandaqui - São Paulo
De segunda a sexta-feira, das 12:45 às 18h
Fechado aos sábados, domingos e feriados

Posto Pedreira
R. João Francisco de Moura, 251 - Vila Campo Grande - São Paulo
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30
Sábados, 1º, 3º e 5º de cada mês, das 7h30 às 16h30
Fechado nos demais sábados, domingos e feriados

Fonte:Fundação Pró-Sangue