Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Paulistas terão mamografia de ...

Paulistas terão mamografia de graça

Publicada em : 31/01/2014

Programa oferece exame sem necessidade de agendamento


O ConsultaClick, portal de agendamento de consultas, está trazendo as moradoras do estado de São Paulo a boa notícia das autoridades de saúde: a partir deste janeiro, elas terão acesso à mamografia sem necessidade de agendamento. O atendimento poderá ser realizado em mais de 300 ambulatórios médicos de especialidades (Ames) e em quatro unidades itinerantes, que percorrerão a capital e o interior.

O câncer de mama é o que mais mata mulheres entre 35 e54 anos  no mundo. Por isso, o autoexame é tão importante, pois através dele é possível descobrir se há um nódulo no seio. Além disso, a mamografia é de suma importância para se detectar cânceres na região.

Todas as mulheres com mais de 50 anos de idade poderão fazer mamografia, no mês de seu aniversário, sem a necessidade de agendar o exame. O projeto batizado como “Mulheres de Peito” tem como objetivo atender mil pacientes por mês, em cada uma das unidades fixas ou móveis.

De acordo com a Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo, para cada mil mamografias, é prevista a necessidade de cerca de 50 biópsias (retirada de amostras de tecido para análise). Em caso de resultado positivo, a paciente será encaminha para consultar um especialista do Sistema Único de Saúde.

David Uip, secretário estadual de Saúde, comentou: “Queremos que todas as mulheres do Estado de São Paulo se previnam contra a principal causa de morte por câncer entre elas”. Os ambulatórios móveis devem ficar entre 15 e 20 dias em um local e depois migram para atendimento em outra região.

A partir de que idade o exame é importante?

Mulheres acima dos 40 anos de idade devem fazer o exame todos os anos. Quando existem casos da doença na família, é aconselhado um acompanhamento com prazos mais curtos. Consulte um ginecologista, ele saberá quais cuidados serão necessários para minimizar os perigos da doença. Se não quer esperar até o mês do seu aniversário, no ConsultaClick você pode agendar um horário com profissionais qualificados. É grátis e muito seguro.

Existe uma pequena lista de exigências para o dia do exame

Na data da mamografia não use nenhum tipo de cosmético na região dos seios e axilas, nem mesmo desodorante. Os resíduos deixados pelos produtos podem ser detectados pelo RX utilizado na mamografia e alterar o resultado do exame.

Mamografia dói?

Grande parte das pacientes diz sentir apenas um incômodo na hora do exame, não chega a ser dolorido. Porém, quem sofre com a pressão exercida pelas máquinas sobre as mamas, deve realizar a mamografia logo após a menstruação, nestes dias a mama fica menos tensa ocasionando menos dor.

Fonte:Spin Comunicação