Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ UNICID cria projeto para atend...

UNICID cria projeto para atender idosos

Publicada em : 22/10/2013

A iniciativa fornecerá avaliações gratuitas da utilização correta de bengalas



A capacidade de andar de forma independente e segura é importante na sociabilização na terceira idade. Cerca de 10% das pessoas idosas precisam usar bengalas para se locomover diariamente, segundo estudos levantados pelo curso de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia, da Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID). Diante desse cenário, a instituição de ensino passa a oferecer o serviço gratuito de avaliação da altura ideal da bengala e equilíbrio corporal.

O objetivo principal da ação é aliviar a dor e sobrecarga nas articulações, melhorar o equilíbrio e compensar a fraqueza muscular dos membros inferiores durante a locomoção. A bengala pode melhorar a estabilidade e a orientação postural, promovendo o aumento da base de suporte durante os ciclos da marcha.

O uso de bengala em altura inadequada expõe os idosos a maior risco de queda, dor em punho, cotovelo e ombro. “A avaliação dos parâmetros biomecânicos da bengala são importantes para a utilização correta, para que o dispositivo traga o benefício desejado”, destaca Mônica Rodrigues Perracini, professora do Mestrado e Doutorado em Fisioterapia da UNICID.

Os interessados podem agendar as avaliações pelo telefone (11) 2178-1240. Após a avaliação, o idoso é encaminhado para acompanhamento na Clínica de Fisioterapia da UNICID.

Serviço:
Avaliação da utilização correta de bengalas na UNICID
Data: 17/10 a 16/12/2013
Local: Laboratório de Análise de Movimento e Clínica de Fisioterapia da UNICID
Endereço: Rua Melo Peixoto, 1407, Tatuapé, São Paulo.
Inscrições e informações pelo telefone: (11) 2178-1240
Taxa: Gratuito

Fonte:XComunicação