Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ 1º Encontro de Acromegalia

1º Encontro de Acromegalia

Publicada em : 22/10/2013

Doença causa aumento de nariz, dedos e órgãos como coração



Com o intuito de auxiliar familiares e pacientes portadores da Acromegalia, doença ocasionada pela produção em excesso do hormônio do crescimento (GH) que altera algumas partes do corpo, a Associação Paulista dos Familiares e Amigos de Portadores de Mucopolissacaridoses e Doenças Raras (APMPS), realizará o 1º Encontro de Acromegalia do Estado de São Paulo, no dia 26 de outubro. O Instituto Espaço de Vida apoia esta iniciativa que acontecerá no Hotel Mônaco, em Guarulhos, das 8h às 18h.

Na ocasião, serão abordados temas como diagnóstico, direitos e deveres do paciente com doença rara, os tratamentos disponíveis, implicações psíquicas e assistência psicológica ao portador de acromegalia, palestra motivacional, bem como médicos e especialistas mostrarão também as novidades e avanços no tratamento e os devidos cuidados no atendimento aos pacientes.

"A acromegalia é uma doença de evolução lenta, que infelizmente não é diagnosticada ou o diagnóstico é muito tardio. Quanto mais cedo ela for detectada melhor a resolução das suas complicações", explica dr. Marcello D. Bronstein, chefe da Unidade de Neuroendocrinologia do Hospital das Clínicas. O médico também alerta que na acromegalia não tratada, a mortalidade é aproximadamente três vezes maior do que na população geral; este número pode ser corrigido pelo tratamento adequado, de preferência precoce.

No último mês o Instituto Espaço de Vida realizou uma campanha nacional, com ações presenciais de entrega de material informativo e esclarecimento de dúvidas por médicos em Fortaleza. A Campanha de Adesão ao Tratamento e Diagnóstico da Acromegalia aconteceu pelo terceiro ano consecutivo com forte mobilização nas redes sociais, com o intuito de auxiliar a população a conhecer a doença e ficar atenta aos sintomas, assim como disponibilizou vídeos com relato de histórias reais de pacientes para sensi bilização da população.

Sintomas

Escrever em texto corrido os sintomas para não ficar igualzinho ao outro

A acromegalia (acro = aumento; megalia = extremidades), tem como principais sintomas:

·         Crescimento de mãos e pés, língua, ossos da face;

·         Espaçamento e perda dos dentes;

·         Aumento do nariz, tórax, lábios, mandíbula;

·         Dores articulares e de cabeça;

·         Diabetes;

·         Alterações respiratórias, neurológicas e oftálmicas;

·         Pressão alta;

·         Aumento de tireoide.

Serviço:
1º Encontro de Acromegalia do Estado de São Paulo
Data: 26/10/2013
Local: Hotel Mônaco - Rua Diogo Farias, 137 - Centro, Guarulhos/SP
Hora: das 8h às 18h
Informações sobre inscrições e locais para ficar devem ser direcionadas para o e-mail: apmps@apmps.org.br ou (11) 2414-3060.

Fonte:Parágrafo Comunicação