Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Doação de sangue

Doação de sangue

Publicada em : 21/10/2013

Fundação reserva última semana de novembro para comemorar data nos postos de coleta



O dia 25 de novembro é muito especial para a doação de sangue no Brasil. É quando se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue Voluntário. A data foi instituída no país em 30 de junho de 1964, por meio do decreto 53.988 promulgado pelo então Presidente Castello Branco.

Reconhecendo o papel fundamental que essas pessoas têm na vida de milhões daqueles que dependem da transfusão, a Fundação Pró-Sangue, órgão vinculado à Secretaria da Saúde de Estado de São Paulo, resolveu prestigiar seus doadores de sangue e, para isso, reservou a última semana de novembro para comemorar a data junto com eles.

Entre os dias 25 e 30 de novembro, os candidatos que se dirigirem aos postos de coleta da Fundação contarão com uma recepção bem diferenciada, regada a shows, apresentações entre outras atrações, possibilitados pela parceria com diversas empresas e apoiadores.

Além de homenagear esse ilustre cidadão, que dedica parte do seu tempo na prática desse gesto solidário, a comemoração da data é mais um motivo para atrair os doadores às unidades de coleta, com o objetivo de reforçar os estoques para o final de ano e férias escolares. Vale lembrar que essa época é bem crítica para os bancos de sangue, isso porque historicamente há uma queda acentuada na coleta de bolsas de sangue.

A propósito, esse afluxo baixo de doadores aos postos de coleta não ocorre somente nessa época. Trata-se de uma situação crônica vivenciada pelos hemocentros de todo o Brasil. Atualmente, o quadro da doação de sangue no país não é dos mais otimistas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores esteja entre 3% a 5% do total da população de uma nação. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, o índice brasileiro está aquém do preconizado e não chega a 2%.

É por isso que a Pró-Sangue valoriza tanto seus doadores, que estabeleceram com a Fundação uma relação de fidelidade. Só para ter ideia, 87% dessas pessoas vêm doar de forma voluntária.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação.

O posto Clínicas fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. O estacionamento, gratuito aos doadores, é o subterrâneo - Garagem Clínicas, na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar.

Mais informações no Alô Pró-Sangue 0800 55 0300, no site www.prosangue.sp.gov.br, no twitter @pro_sangue ou no facebook /prosangue.

Endereço e dos demais postos

Posto Dante Pazzanese
Av. Dante Pazzanese, 500
2ª a 6ª (8 às 17 horas) e sábado (8 às 16 horas)

Posto Regional de Osasco
R. Ari Barroso, 355 – Osasco
2ª a 6ª (8 às 17 horas) e 1º, 3º e 5º sábados (8 às 16 horas)

Posto Mandaqui
R. Voluntários da Pátria, 4227 – Santana
2ª a 6ª (12 às 18 horas)

Posto Pedreira
R. João Francisco de Moura, 251 - Jardim Campo Grande
2ª a 6ª (7:30 às 12:30 horas) e 1º, 3º e 5º sábados (7:30 às 16:30 horas)

Posto Barueri
R. Ângela Mirella, 354 - térreo – Barueri
2ª a 6ª (8 às 16 horas)

Fonte:Fundação Pró-Sangue