Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Câncer de mama

Câncer de mama

Publicada em : 08/10/2013

Universidade Anhembi Morumbi adere ao Outubro Rosa e promove atividades de conscientização


O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente entre as mulheres de todo mundo, contabilizando 22% de novos casos anualmente. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, as taxas de mortalidade também são elevadas, pois a doença é diagnosticada já em estágio avançado.

Segundo a Dra. Karen Abrãao, diretora da Escola de Medicina a Anhembi Morumbi, Em geral, o câncer de mama atinge principalmente mulheres entre 45 e 55 anos – fase da menopausa.  “A herança genética, a obesidade e o número elevado de ciclos menstruais também estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer mamário”, afirma.

Com o objetivo de conscientizar o maior número de mulheres sobre a importância de realizar o autoexame e a mamografia, a Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate, promove durante o mês de outubro uma série de ações voltadas à conscientização e prevenção do câncer de mama como parte do movimento popular internacional conhecido como Outubro Rosa.

As atividades gratuitas e abertas à comunidade contarão com o envolvimento de docentes e estudantes da instituição. Entre as atividades, consultas, orientações, palestras, realização de papanicolau e teste de HPV, além de consultorias de maquiagem e sessões de bem-estar no SPA Escola da Anhembi Morumbi.

Serviço:
Data: 1º a 31 de outubro
Local: Câmpus Centro (Rua Dr. Almeida Lima, 1.134 – Mooca)
            Câmpus Morumbi (Av. Roque Petroni Jr., 630 – Morumbi)
Programação completa: http://anhem.bi/ProgramacaoOutubroRosa

Outubro Rosa
O movimento Outubro Rosa originou nos Estados Unidos, em 1997, quando entidades das cidades de Yuba e Lodi começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama. A partir de então, o movimento se expandiu e passou a ser comemorado em todo o mundo.

A origem do nome Outubro Rosa remonta a última década do século 20, quando o laço cor de rosa foi distribuído pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, em 1990, a todos os participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Desde então, o laço cor de rosa simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula entidades, empresas e população a se envolverem nessa causa.

Fonte:Anhembi Morumbi