Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Doação de medula óssea

Doação de medula óssea

Publicada em : 11/09/2013

O Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos une forças à causa da Associação da Medula Óssea



O Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos une forças à causa da Associação da Medula Óssea e realiza no próximo dia 19 de setembro, das 11h às 15h evento que irá receber voluntários para doação de medula óssea. Devido ao alto grau de miscigenação da população brasileira, a grande diversidade genética dificulta a identificação de um doador compatível, mesmo entre parentes. Os interessados em se tornar um doador devem realizar um pré-cadastro pelo número: (11) 5080-4392 ou pelo e-mail: lnunes@hpev.com.br até o dia 06 de setembro. O número de inscrições é limitado.

A medula óssea é a matriz do sangue e se localiza na parte interna dos ossos. Nela estão as células-mãe que dão origem aos glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.  Quando o paciente tem um problema que compromete a produção de sangue pela medula, como leucemia e aplasia de medula óssea, ou tem alguma doença genética, é recomendado que seja feito o transplante.

"Por ser uma patologia com raras chances de se encontrar um doador, é importante que cada vez mais pessoas e instituições abracem a causa. Somente a partir dessas iniciativas será possível aumentar as chances das pessoas que estão na fila de espera por um transplante", esclarece dr. Antoninho Sanfins Arnoni, diretor clínico do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

Sete Passos para se tornar um doador
1)    Você precisa ter entre 18 e 54 anos e estar em bom estado de saúde.
2)    Colher um simples exame de sangue para tipagem.
3)    Seu sangue será tipado com um teste de laboratório para identificar sua compatibilidade.
4)    Sua tipagem será cadastrada no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.
5)    Quando aparecer um paciente com uma medula compatível com a sua, você será chamado.
6)    Novos testes sanguíneos serão necessários para a confirmação da compatibilidade.
7)    Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir sobre a doação.

Serviço
"Campanha doação de medula óssea"
Dia 19 de Setembro, das 11 às 15h.
No espaço de treinamento do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos - Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, São Paulo/SP
Os interessados em se tornar um doador devem realizar um pré-cadastro pelo número: (11) 5080-4392 ou pelo e-mail lnunes@hpev.com.br até o dia 06 de setembro. O número de inscrições é limitado.

Fonte:TREE COMUNICAÇÃO