Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Uso de anabolizante altera as ...

Uso de anabolizante altera as funções do coração

Publicada em : 12/07/2013

Morte súbita é um dos riscos provocados pela ingestão da substância


Ter um corpo invejável é a meta de muitos homens e mulheres que frequentam diariamente as academias. Mas poucos estão dispostos a passar dias, meses ou anos para chegar à forma ideal. Na busca pelo “corpo perfeito”, muitos recorrem ao uso de anabolizantes para ter resultados imediatos, sem se preocuparem com os efeitos no organismo.

Os anabolizantes são substâncias sintéticas que se assemelham a testosterona, hormônio masculino. São usados por muitos jovens para aumentar a massa muscular e poupar tempo nas academias. Mas o uso é de extremo risco para o coração. Já existem casos descritos de morte súbita, devido à utilização dessa substância. As causas estão principalmente nos efeitos provocados no coração e na pressão.

O Chefe do Serviço de Reabilitação Cardíaca do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Daniel Kopiler, explica que os anabolizantes alteram as funções orgânicas e acelera o coração.

“A substância provoca um aumento da pressão arterial, retendo o sódio e agindo no relaxamento dos vasos. O seu uso prolongado leva o coração a ficar hipertrofiado, aumenta o risco de isquemia do órgão que pode causar infarto ou provocar arritmias. Também afeta o sistema simpático que é responsável pela aceleração do coração.”

Ainda segundo o médico, os anabolizantes aceleram o metabolismo, podendo interferir no equilíbrio da água e dos eletrólitos, como o sódio e o potássio. Também afetam o trabalho do fígado, aumentando o risco de câncer no órgão e nos testículos. Também podem ocorrer problemas nos ligamentos.

“A fórmula mágica para mudar a aparência e se sentir forte pode custar muito caro. O ideal é manter uma rotina de exercícios e ter paciência para que os resultados apareçam, de forma saudável e benéfica para o organismo”, ensina Kopiler.

Fonte:Montecastelo-ideias