Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Campanha contra Hepatite C pro...

Campanha contra Hepatite C prosseguirá em seis estações da CPTM

Publicada em : 24/06/2013

Caravana contra a Hepatite C passará pelas estações Palmeiras-Barra Funda, São Caetano, Luz, Corinthians-Itaquera, Santo André e Brás


A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em parceria com a empresa farmacêutica Roche, dará continuidade à Caravana contra a Hepatite C em mais seis estações. Entre os dias 24 e 28 de junho, as ações serão realizadas nas estações São Caetano e Palmeiras-Barra Funda, das 11h às 20h.

De lá, a campanha seguirá para a estação Corinthians-Itaquera, com atendimento entre os dias 1 e 5 de julho, das 8h às 17h.  Nos dias 15 a 19 de julho, das 9h às 16h, os usuários da Estação da Luz poderão fazer os testes e obter mais informações sobre a doença. Encerrando esta etapa da campanha, nos dias 22 a 26 de julho, das 11h às 20h, as estações Santo André e Brás receberão a caravana.

A campanha é voltada para os usuários com idade entre 40 e 69 anos. O teste é simples. Após a picada em um dos dedos da mão, os resultados saem de 30 a 40 minutos. As pessoas que tiverem resultados positivos serão encaminhadas às unidades de saúde, para a confirmação do diagnóstico. Na ocasião, o usuário receberá material contendo informações sobre prevenção contra a doença.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença atinge cerca de 2,5 milhões de brasileiros, mas 95% dos portadores demoram a detectá-la, pois a Hepatite C é uma doença silenciosa. As pesquisas também mostram que 60% dos infectados são de classe menos favorecida, fator que também dificulta o acesso ao diagnóstico precoce. Para cada tipo de Hepatite, há um tratamento específico.

Em março e abril deste ano,  a campanha foi realizada nas estações Palmeiras-Barra Funda, Guaianazes e Corinthians-Itaquera.

Serviço:
Caravana contra a Hepatite C
Estações São Caetano  e Palmeiras-Barra Funda
24 a 28 de Junho, das 11h às 20h

Estação Corinthians-Itaquera
1 a 5 de Julho, das 8h às 17h

Estação Luz
15 a 19 de Julho, das 9h às 16h

Estações Santo André e Brás
22 a 26 de Julho, das 11h às 20h

Fonte:CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos