Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Dia Mundial de Prevenção de Qu...

Dia Mundial de Prevenção de Quedas

Publicada em : 19/06/2013

Programação educativa inclui pacientes com mobilidade reduzida


Peça teatral, exercícios para a memória e atividades ao ar livre fazem parte da programação no dia 24 de junho no Hospital Universitário da USP, para marcar o Dia Mundial de Prevenção de Quedas. Idosos com 60 anos ou mais podem se inscrever.

O evento, organizado pelo Grupo de Prevenção de Quedas (GPQ), começa às 13 horas, no anfiteatro do 2º andar, com uma atividade divertida e interativa sobre memória, apresentada pela fisioterapeuta Fabiana Mara Branco. “A atividade Vamos relembrar tem como objetivo forçar a memória dos participantes, por meio de propagandas antigas. Passaremos trechos de comerciais e faremos perguntas, do tipo: A qual produto se refere? Qual é o nome do ator? Qual é o slogan dessa marcar?”, explica a fisioterapeuta Fabiana.

Em seguida, os participantes farão exercícios físicos ao ar livre, orientados por profissionais do GPQ. No mesmo espaço será organizada uma quadrilha com os idosos em ritmo de Festa Junina. Este ano, uma novidade é a realização de atividades especialmente desenvolvidas para idosos com mobilidade reduzida.

A peça teatral Tudo certo para a festa junina?, com a atriz Márcia Martins, formada pela Escola de Arte Dramática da USP, abordará o déficit de memória. A protagonista dona Emengarda, atriz voluntária que trabalha no HU, é uma simpática e bem-humorada idosa vivenciando situações cotidianas para a maioria dos participantes. Segundo a terapeuta ocupacional Ana Ratier, “é muito mais fácil para o idoso assimilar a orientação por meio de uma mensagem engraçada e com humor”.

A peça pretende estimular a memória dos participantes com dicas e orientações, como o uso de agenda, bloco de anotações, listas de coisas importantes a fazer quando sair de casa, alarme para o uso de remédios na hora certa, entre outras. E também mostrar situações de dificuldade de acesso na rua, explica a terapeuta Ana.

Os idosos interessados em participar devem se inscrever com a enfermeira Márcia ou a nutricionista Evelyn no Ambulatório de Fisioterapia/Terapia Ocupacional ou pelo site do HU, no endereço: http://www2.hu.usp.br/dia-mundial-de-prevencao-de-quedas-2013/

Grupo de Prevenção de Quedas de Idosos

O Grupo de Prevenção de Quedas (GPQ) de Idosos do HU-USP iniciou as atividades em 2010 e, atualmente, conta com uma equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e educadores físicos.

O grupo tem como principal meta reduzir as taxas de quedas na população idosa e diminuir as complicações decorrentes, como fraturas, internação, perda da independência, ingresso em casas de repouso e morte.

Os idosos com antecedentes de quedas podem ser encaminhados para o Grupo. Esses pacientes dispõem semanalmente de professor de educação física que realiza exercícios físicos na praça de prevenção e quedas do HU. Toda segunda-feira à tarde na mesma praça, os idosos contam ainda com as orientações de fisioterapeuta.

SERVIÇO
Evento – Dia Mundial de Prevenção de Quedas
Data – 24 de junho
Horário – 13 às 17 horas
Local – Hospital Universitário da USP
Endereço – Av. Prof. Dr. Lineu Prestes, 2.565

Programação
13h00 – Vamos relembrar? – Atividade interativa para a memória com propagandas antigas – Anfiteatro – 2º andar
14h30 às 16h00 – Atividade física ao ar livre – área externa 3º andar
Mexa-se com atenção e Quadrilha dos idosos
Atividade especial para idosos com restrição de mobilidade
16h00 – Teatro Tudo certo para a festa junina?

Fonte:Singular comunicação