Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Dia Mundial do Doador de Sangu...

Dia Mundial do Doador de Sangue

Publicada em : 14/06/2013

Fundação Pró-Sangue prestará homenagem aos doadores


O sangue é a garantia de vida para muita gente. Contudo, promover condições para que esse componente esteja ao alcance dos pacientes que dependem da transfusão sanguínea tem sido um difícil desafio aos profissionais de hemoterapia. É nesse cenário que acaba se tornando decisiva a mobilização dos doadores aos postos de coleta.

Para prestar um reconhecimento à atitude nobre dessas pessoas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou uma data especial para homenageá-las: o Dia Mundial do Doador de Sangue (World Blood Donor Day - WBDD), que é comemorado mundialmente no próximo dia 14 de junho. Nesse ano o lema da campanha adotado pelo organismo é “Dê a vida de presente: doe sangue”, e a França foi escolhida para sediar as comemorações oficiais da data. De qualquer modo, a OMS estará celebrando o dia pelos quatro cantos do planeta. Naturalmente, a Pró-Sangue não ficará de fora dessa festa e está esperando os doadores para comemorar a data.

Em breve os postos da Pró-Sangue estarão decorados com as novas peças publicitárias da terceira fase da campanha Doe Sangue e Passe a Bola para um Amigo, idealizada pela agência Publicis Brasil, que foi encarregada de desenvolver uma inédita série de cartazes, banners e anúncios de incentivo à doação.

A Pró-Sangue também lançará um book da campanha, que foi patrocinado pelo Sincamesp - Sindicato do Comércio Atacadista de Drogas, Medicamentos, Correlatos, Perfumarias, Cosméticos e Artigos de Toucador. Impresso em papel couchê, o material traz o histórico do trabalho da Publicis, tendo a bola vermelha como grande protagonista da doação.

Números - Anualmente, cerca de 93 milhões de bolsas de sangue são coletadas em todo o planeta. Entretanto, apesar do número expressivo, a questão da doação de sangue ainda permanece crítica em diversos países, sobretudo nos de baixa e média renda.

Grande parte dos governos tem empreendido esforços para manter os estoques em condição de regularidade. Mesmo assim, a disponibilidade de sangue permanece escassa em inúmeros lugares. Segundo pesquisa feita pelo organismo internacional, dentro de uma mostra de 173 nações consultadas, as taxas de doação correspondem a menos de 1% da população em 77 desses países.

A OMS preconiza que para que um país possa satisfazer suas necessidades transfusionais, o número de bolsas coletadas deve corresponder até 3% de sua população. Para países como o Brasil, é recomendado um índice de 3% a 5%. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,9% da população brasileira é doadora de sangue.

Requisitos -  Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado (evitar alimentos gordurosos 4 horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes), ter entre 16 e 67 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar no mínimo de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto.

No mais, quem já recebeu a vacina contra gripe pode fazer sua doação de sangue após 48 horas depois da vacinação. Porém, se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

Para outras informações ligue para o Alô Pró-Sangue 0800-55-0300 ou acesse o site www.prosangue.sp.gov.br.

Fonte:Pró Sangue