Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Cuidados com alongamento e aqu...

Cuidados com alongamento e aquecimento devem ser maiores nos dias frios

Publicada em : 10/06/2013

Contração da musculatura em baixas temperaturas pode provocar lesões


Com a chegada dos dias mais frios, os adeptos da atividade física tendem a desistir  ou praticá-la com menor intensidade. O chefe do Serviço de Reabilitação do Instituto Nacional de Cadiologia (INC), Daniel Kopiler, destaca que os exercícios trazem benefícios que devem ser levados em conta antes que a baixa temperatura tire o estímulo de se calçar o tênis e por o corpo em movimento.

“Exercícios regulares previnem infarto do miocárdio, controla a hipertensão arterial e aumenta a qualidade de vida, longevidade, força e equilíbrio. A atividade também ajuda na produção de uma substância que ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos do coração e na resposta periférica que é a dilatação das veias que não são do coração.”

O médico alerta que um erro muito comum é as pessoas pararem de se exercitar no inverno e depois, com a chegada dos dias quentes, tentar recuperar a antiga forma, causando uma sobrecarga desnecessária ao organismo. Kopiler destaca que no inverno, antes de correr, é necessário um bom trabalho de aquecimento e alongamento para prevenir lesões.

“Nos dias mais frios é importante investir mais tempo preparando o corpo para a atividade, já que a tendência é que a musculatura fique mais contraída. Aquecer e alongar corretamente faz muita diferença na prática de exercícios e evita contusões.”

Movimentos para alongar

Estático: Com o corpo parado, estender apenas uma determinada região do corpo. Permanecer na posição por 30 segundos.
Dinâmico: Executar movimentos de vai e vem ajuda no relaxamento da musculatura.
Passivo: Uma outra pessoa ajuda no alongamento, controlando a intensidade da força aplicada.

Movimentos para aquecer

O ideal é simular a atividade que será feita, durante alguns minutos, executando movimentos leves, mas que elevam a temperatura do corpo. Serve principalmente para diminuir o atrito entre as fibras musculares.

Fonte:Montecastelo-ideias