Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Casa de Apoio Ronald McDonald ...

Casa de Apoio Ronald McDonald recebe hóspedes

Publicada em : 20/05/2013

Instituição recepcionou crianças e adolescentes de outras regiões do país que estão em tratamento de câncer no Hospital Amaral Carvalho de Jahu


Fruto de varias campanhas McDia Feliz a Casa Ronald McDonald abriu suas portas a todas as crianças e adolescentes que estão em tratamento no Hospital Amaral Carvalho de Jahu e residem longe.

De acordo com a gerente administrativa da Casa Ronald Jahu, Aline Spuri Fernandes, atualmente cerca de dez crianças e seus acompanhantes, geralmente as mães, ficarão hospedadas na casa que incluirá espaço confortável e de qualidade com uma brinquedoteca, espaço para adolescentes (adoleteca), onde haverá computadores com acesso à internet, videogames como Xbox e Wii, TV a cabo e rede wifi disponível. E não mais importante, porém imprescindível, oferece apoio psicossocial.

Ainda de acordo com a gerente, a Casa mantém um selo internacional que leva o conceito de oferecer às crianças “uma casa longe de casa”. “A principal preocupação é manter o conforto dos seus lares dando-lhes uma estadia de qualidade, um atendimento de primeira”.

A Fundação Amaral Carvalho (FAC) já mantinha uma Casa de Apoio Infantil, porém era em uma ex-escola que foi adaptada. A nova Casa foi feita especialmente para receber crianças e adolescentes com câncer. Entre as diferenças, Aline ressalta, “aqui eles vão ficar em um quarto por família e terá toda estrutura de alimentação que já existia na outra casa, mas com um novo conceito, outro perfil”. 

A Casa está localizada no bairro Vila Assis e será administrada pela Associação Casa de Apoio Infantil Maria Augusta do Amaral Cesarino. Com quase 1.700 metros quadrados, a unidade possui 64 vagas, sendo oito delas destinados a pacientes transplantados.

Com a licença para operar como Casa Ronald McDonald, a instituição passa a fazer parte de uma rede mundial, tendo a oportunidade de conhecer novas práticas e trocar experiências com unidades de vários países. Atualmente há 320 Casas Ronald McDonald em 31 países, no Brasil são seis.  O programa de implantação das Casas é coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, organização sem fins lucrativos que promove a saúde e qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer, mais de 10 milhões de famílias já se beneficiaram do conforto fornecido pelas Casas Ronald McDonald em todo o mundo.

Depoimentos – Dona Francisca Claudecir do Nascimento, mãe de Bruno de 17 anos, é de Fortaleza e há quatro anos vêm à Jahu acompanhar o filho que está em tratamento, e, durante a inauguração, contou o que achou da mudança, “aqui terá tudo o que tem na outra casa, mas com uma estrutura melhor, aqui tem um ar de alegria e mais espaço para as crianças brincarem.” Dona Francisca vem à Jahu de seis em seis meses desde quando o filho começou o tratamento. 

Antony Gabriel Alves Ferreira tem 18 anos e é de Mossoró, RN. Há dois anos vem à Jahu de três em três meses para fazer o acompanhamento do tratamento e sempre se hospeda na Casa de Apoio desde quando fez o transplante. “A mudança de ambiente é propícia para o tratamento faz muita diferença no processo de cura. É mais bonito e tem mais coisas para se distrair, brincadeiras, vai ter muitas crianças juntas, será só alegria agora.”

Participações - A inaugauração contou ainda com a presença dos diretores da Fundação Amaral Carvalho de Logística e Apoio e Planejamento e Finanças, Eduardo Tadeu Guedes Piragino e José Antonio Barata de Almeida Bueno. Integrantes do grupo voluntário de clowns, Remédicos do Riso também compareceram.

Fonte:FEBEC