Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Simpósio Sesc de Atividades Fí...

Simpósio Sesc de Atividades Físicas Adaptadas

Publicada em : 14/05/2013

Sesc São Carlos promove evento entre os dias 15 e 18 de maio


A 16ª edição do Simpósio Sesc de Atividades Físicas Adaptadas acontece entre os dias 15 e 18 de maio de 2013. O Simpósio é um evento internacional e pioneiro que se baseia no conceito do homem como um ser total e no movimento corporal, que deve conter um significado amplo na vida das pessoas, projetando-se além de estereótipos.

A abertura do Simpósio tem conferência com Odilon José Roble - “Corpos diferentes: normalidade e potência sob a ética do olhar” - e lançamento do Manual Sesc de implantação de ações para o atendimento às pessoas com deficiências na área físico esportiva.

Entre as diversas atividades, a programação traz cursos ministrados por: Prof. Dr. Cláudio Teodoro de Souza, Prof. Ms. Sean Healy (EUA), Prof. Ms. Gerson de Oliveira, Profa. Ds. Thays Martins Vital, Prof. PhD. Samuel Hodge (EUA), Prof. Felipe Ferreira, Profa. Ms. Fernanda Cruciani, Prof. Ms. Cássio Mascarenhas Robert Pires, Profa. Ms. Eliane Mahl, Profa. Dra. Mey de Abreu van Munster e Prof. Ms. Fábio Otuzi Brotto.

O evento tem ainda bate-papo com corredora cega Terezinha Guilhermina e seu guia Guilherme Santana, show com a banda Surdodum (com integrantes surdos), apresentação de dança em cadeira de rodas e de teatro com o grupo Teatro Novo (RJ).

O objetivo do encontro é promover a inserção de pessoas com deficiências ou necessidades especiais, de qualquer idade e classe social, na prática de atividades físicas e/ou esportivas, possibilitando que profissionais, educadores, alunos e público em geral entrem em contato com técnicas de atividades físicas adaptadas, pela difusão do conhecimento produzido por cientistas e profissionais da área de Educação Física Adaptada. Ao informar e inserir a comunidade nos debates, a atividade busca a conscientização da necessidade de evitar preconceitos e discriminação em relação às diferenças.

Participam profissionais convidados – brasileiros e estrangeiros – das áreas de educação física e esportes, fisioterapia e educação física adaptada, os quais trazem suas experiências em conferência, cursos e vivências. Paralelamente, seguindo uma das premissas do evento de proporcionar a reflexão do público em geral sobre assuntos relacionados com a problemática de pessoas com diferentes deficências e com necessidades especiais, foram programadas atividades culturais e esportivas, durante os dias do evento.

Inscrições: até dia 12 maio no Portal SESC SP www.sescsp.org.br ou até esgotarem as vagas

Fonte:Sesc São Carlos