Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Anderson Silva e Lyoto Machida...

Anderson Silva e Lyoto Machida, são os embaixadores da Campanha Menos Pressão 2013

Publicada em : 29/04/2013

Sociedade Brasileira de Hipertensão traz grandes nomes do esporte brasileiro para incentivar população a praticar mais exercício físico


Em 2013, a Campanha Menos Pressão, apoiada pelo Ministério da Saúde, para a prevenção e combate da hipertensão, conta com o apoio dos campeões Anderson Silva e Lyoto Machida, ambos do MMA. A iniciativa tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância do exercício físico. De acordo com dados, a prática regular de atividade física reduz em 30% a chances de desenvolver hipertensão e diminui significativamente os índices de pressão arterial de que já tem a doença.  

“É incontestável a importância da prática de exercícios físicos para a prevenção e o combate da hipertensão, por isso, o apoio de grandes nomes como Anderson e Lyoto são importantes. Eles são figuras que inspiram as novas gerações e nos ajudam a transmitir essa importante mensagem”, explica Dr. Roberto Franco, Presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão. 

O último levantamento do ministério da Saúde, Vigitel 2011, aponta que a hipertensão arterial atinge 22,7% da população adulta brasileira. De acordo com a Profa. Claudia Forjaz, da Sociedade Brasileira de Hipertensão, os exercícios aeróbios moderados e de longa duração são os mais eficientes na diminuição ou na regularização da pressão arterial. “É indicado somar no mínimo 30 minutos de atividade física diária, cinco vezes na semana”, explica ela.   

Em indivíduos com hipertensão a atividade física diminui em 8,3 mmHg a pressão arterial sistólica e 5,2 mmHg a pressão arterial diastólica. Os resultados são ainda mais significativos quando associados à redução do peso corporal e da ingestão de sal.


Fonte:Sociedade Brasileira de Hipertensão