Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Centro de Avaliação Pré-operat...

Centro de Avaliação Pré-operatória

Publicada em : 03/04/2013

Pacientes do HC serão assistidos com maior comodidade em um único dia e local para avaliações pré-operatórias


O Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP, unidade ligada à Secretária de Estado da Saúde de São Paulo, inaugura nesta quarta-feira, 03 de março, o Centro de Avaliação Pré-operatória para aumentar a segurança e qualidade da assistência ao paciente com indicação de cirurgia eletiva.

Com seis consultórios, duas salas de enfermagem e uma área para discussão de casos, o local terá capacidade para 135 atendimentos por dia, 40% a mais da capacidade atual. O centro reunirá, em um mesmo espaço, atendimento do clínico geral, do anestesiologista, do cardiologista, do geriatra, do nefrologista, do pneumologista, do pediatra e da enfermagem. Essa equipe vai avaliar os riscos de complicações relacionadas às intervenções cirúrgicas frente ao estado de saúde do paciente e adotar as medidas adequadas para cada procedimento.

A inovação permitirá maior rapidez na discussão de casos, na definição de fatores que podem aumentar o risco e no planejamento de estratégias para atenuá-los ou evitá-los, o que possibilitará um atendimento mais eficiente. Com base nessas informações, o cirurgião decidirá, em conjunto com o paciente e família, se a relação risco/benefício é favorável à intervenção.

Para o paciente, a iniciativa representará maior conforto e comodidade, já que em um único dia e local poderá ser assistido pela equipe  para a avaliação pré-operatória. O paciente também receberá material educativo com informações e orientações de como proceder no dia da internação e cirurgia.

Por outro lado, o hospital ganhará com a otimização de leitos. A centralização evitará que pacientes com comorbidades sejam internados apenas para avaliações pré-operatória, ocupando leitos que poderiam ser dedicados a outros pacientes. O Centro de Avaliação Pré-operatória funcionará no Prédio dos Ambulatórios, das 7h às 18h.

Fonte:Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo