Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ 08 de abril é o Dia Mundial da...

08 de abril é o Dia Mundial da Luta contra o Câncer

Publicada em : 01/04/2013

Saiba a importância de realizar o diagnóstico com antecedência


No dia 08 de abril é comemorado o Dia Mundial da Luta contra o Câncer. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (0MS), estima-se que o número de pessoas com câncer possa chegar a 75 milhões em 2030. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) no Brasil, a estimativa para 2013 é que haja mais de 518 mil novos casos, sendo que, quanto mais cedo realizar o diagnóstico, mais eficaz pode ser o tratamento.

O exame PET/CT (da sigla em inglês para Tomografia por Emissão de Pósitrons e Tomografia Computadorizada) está sendo utilizado como uma importante ferramenta no diagnóstico da doença. Desde junho de 2010, o exame faz parte do novo rol de procedimentos da ANS – Agência Nacional de Saúde. Isto significa que o PET/CT faz parte da cobertura mínima obrigatória para planos de saúde contratados a partir de janeiro de 1999. “A moderna medicina diagnóstica é uma grande aliada no dia-a-dia
da clínica médica. O PET/CT possibilita ao médico a realização de um diagnóstico precoce que contribui de forma decisiva para o tratamento adequado de doenças como o câncer, por exemplo”, explica Dr. Francisco Maciel Junior - Vice Presidente Médico da Alliar Medicina Diagnóstica.

Os tipos mais comuns de câncer no Brasil são de próstata, pulmão, cólon, reto e estômago para o sexo masculino e de pele não melanoma, mama, colo do útero, cólon, reto e glândula tireoide para as mulheres. “Hoje, através de exames não invasivos, como o PET/CT, é possível definir condutas clínicas que beneficiam tanto o médico quanto o paciente”, explica Dr. Junior.

O exame PET/CT também pode auxiliar na detecção de doenças cardiológicas e neurológicas.

Fonte:Time Comunicação