Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Serviço gratuito para paciente...

Serviço gratuito para pacientes com câncer

Publicada em : 25/03/2013

Ação integra encontros nas áreas de nutrição, psicologia, fisioterapia e enfermagem


O Grupo de Atendimento Multidisciplinar ao Paciente Oncológico está com as inscrições abertas para novos interessados. Oferecido por meio do Paddac (Programa Ação Docente-Discente de Apoio Comunitário), a ação é gratuita e integra atendimentos nas áreas de nutrição, psicologia, fisioterapia e enfermagem. “Fatores psicológicos e emocionais estão presentes na etiologia de processos oncológicos, bem como na sua manutenção e cura. O Grupo, composto por estudantes e professores, busca agir com foco nesse contexto”, explica o coordenador do Paddac, prof. José Cândido Cheque.

Na área da psicologia, por e xemplo, os voluntários procuram identificar fatores psicossócioemocionais e de personalidade no aparecimento de tumores malignos; na nutrição, promovem educação nutricional dos pacientes com câncer, antes, durante e após os tratamentos convencionais (cirurgia, quimioterapia e radioterapia); na fisioterapia, atendem às necessidades motoras individuais do paciente oncológico; e na enfermagem, buscam elevar o estado de saúde da população em foco, por meio do desenvolvimento de orientações sobre as medidas preventivas nas intercorrências de saúde.

As inscrições para o programa podem ser feitas pelo telefone (11) 2464-1737, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h; ou pelo e-mail paddac@ung.br, enviando nome completo e telefone de contato. O serviço é gratuito.

Os encontros acontecem sempre às quartas-feiras, das 14h30 às 17h30, no Campus Guarulhos-Centro da UnG, localizada na Praça Tereza Cristina, 88, Centro, Guarulhos.

Fonte:UnG