Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Campanha para Prevenção de DST...

Campanha para Prevenção de DSTs

Publicada em : 11/03/2013

O projeto tem como objetivo orientar sobre as doenças sexualmente transmissíveis


Os usuários que passarem pela Estação Guaianazes da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), nos dias 7 e 21 de março, poderão receber orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis. Uma equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/AIDS circulará pelos terminais e áreas livres da estação prestando esclarecimentos sobre as doenças e realizando testes de saúde. O grupo, formado por agentes de saúde e assistentes sociais estará uniformizado e distribuirá informativos e preservativos, visando à conscientização sobre a importância da prevenção para evitar as DSTs. 

No total serão distribuídos 28.000 camisinhas masculinas e outras 500 femininas, 60 tubos de gel lubrificante e 300 panfletos informativos. Além disso, serão realizados exames de sífilis, hepatite B e C e HIV em uma tenda montada pelos agentes de saúde. A única exigência é ser maior de 12 anos.

O interessado em realizar os exames passará, previamente, por uma entrevista individual. Na sequência, será encaminhado para o exame rápido, caso apresente situação de risco, ou para o exame convencional. O teste rápido fica pronto em apenas 30 minutos; já os exames convencionais serão entregues em um mês no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) de Guaianazes, localizado na Estrada do Lajeado Velho, 76.

A equipe prestará serviço no Terminal Sul, plataforma B da estação de Guaianazes, das 11h às 17h.

Fonte:CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos