Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Caminhada em São Paulo

Caminhada em São Paulo

Publicada em : 22/02/2013

Participantes irão do Parque Mário Covas até o Parque Trianon


No próximo domingo (24), às 10h, o Grupo de Estudos de Doenças Raras (GEDR) promoverá a 4ª Caminhada de Apoio ao Paciente de Doenças Raras. Parte da programação do Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado em mais de 25 Países, a caminhada terá início no Parque Mário Covas e seguirá até o Parque Trianon. No Brasil, haverá eventos de 21 a 28 de fevereiro, nos Estados de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina.
No Parque Mário Covas, haverá tendas de entidades e associações que buscam promover a conscientização da população, fornecendo informações e esclarecendo dúvidas a respeito das enfermidades. Atualmente, estima-se que existam entre 5 mil e 8 mil doenças raras distintas. Toda população está convidada e a participação é gratuita.
Segundo a Sociedade Brasileira de Genética Médica, 80% dos casos de doenças raras são hereditários e, somente no Brasil, entre 3% e 5% da população nasce com algum tipo de problema genético. Somente no País, entre 6% e 8% dos brasileiros podem ter alguma doença rara. Como muitas vezes elas apresentam manifestações e sintomas semelhantes aos de doenças mais frequentes, o diagnóstico correto é mais difícil.
O evento conta com apoio dos governos estadual e municipal e de diversas entidades de pacientes.

4ª Semana de Apoio ao Paciente com Doenças Raras
Evento: Caminhada e tendas
Local: Parque Mário Covas
Endereço: Avenida Paulista, 1.853 – São Paulo/SP, esquina com a Rua Ministro Rocha Azevedo (entre as estações Trianon-Masp e Consolação do Metrô)
Data: 24 de fevereiro
Horário: a partir das 10 horas

Fonte:Grupo de Estudos de Doenças Raras