Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Vacina contra a gripe

Vacina contra a gripe

Publicada em : 22/02/2013

Principal mudança da vacina de 2013 em relação a 2012 é a inclusão de novos tipos do H3N2 e do tipo B


A vacina contra a gripe com uma nova composição deve chegar ao país até março deste ano. Para a temporada 2013 no Hemisfério Sul, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu os seguintes tipos virais: A/Califórnia/7/2009 (H1N1); A/Victoria/361/2011 (H3N2) e B/Wisconsin/1/2010. Já a vacina contra a gripe com a composição proposta para o ano passado já não está mais disponível rede particular.

Segundo o médico sanitarista Dr. Ricardo Cunha, responsável pelo setor de vacinas do Delboni, a vacina contra a gripe é chamada de trivalente por ter em sua composição três cepas virais, sendo duas cepas do tipo A (uma do tipo H1N1 e outra do tipo H3N2) e uma cepa do tipo B. Ele explica que há diferenças entre as composições das vacinas de 2012 e a que estará disponível em 2013. “A principal mudança é quanto à inclusão de novos tipos do H3N2 e do tipo B”, diz o médico.

Ele explica que a Organização Mundial de Saúde (OMS) se baseia em estudos mundiais sobre a circulação dos tipos virais para definir a composição da vacina, prevendo quais são os vírus que terão maior possibilidade de circular durante a próxima temporada de gripe. “Desta forma são definidas as composições de vacinas para o hemisfério norte e para o hemisfério sul, que podem ou não serem iguais. Assim, a cada ano, a vacina contra a gripe pode ser alterada”. A vacinação é recomendada nos meses que antecedem o inverno e durante o próprio inverno, mas pode ser feita em qualquer período do ano. A proteção é eficaz a partir do sétimo dia após a vacinação, atingindo o nível ideal de proteção depois de 14 a 21 dias.

As crianças menores de 9 anos, que nunca foram vacinadas ou receberam apenas uma dose em anos anteriores, deverão receber uma segunda dose da vacina 30 dias após a primeira dose. Para crianças a partir de nove anos de idade, adolescentes e adultos, uma dose apenas é necessária para que se produzam níveis adequados de anticorpos contra os vírus.

Por conta do surto de gripe nos EUA, a vacina está mais difícil de ser encontrada, nos EUA, do que nos meses iniciais da temporada da gripe. Muitos brasileiros que viajaram para lá, durante as férias, tiveram dificuldade de encontrar a vacina com a composição de 2012, aqui no Brasil.

“Esta é uma realidade que observamos sempre. As pessoas não se atentam à importância da vacinação anual contra a gripe e não incorporam esse ato à sua rotina. Quando há notícia que a gripe está causando mais mortes que o habitual, todos correm aos postos de vacinação, o que acarreta no desabastecimento”, diz Dr. Cunha.

Fonte:Delboni Auriemo