Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Caminhada, coluna e a boa post...

Caminhada, coluna e a boa postura corporal

Publicada em : 13/02/2013

O evento no parque Trianon, em São Paulo, oferece exames médicos gratuitos e atividades físicas monitoradas por médicos e profissionais de educação física


No domingo (17 de fevereiro), o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, principal ação do Instituto Ortopedia & Saúde (IOS), organização da sociedade civil presidida pelo cirurgião ortopedista e traumatologista dr. Fabio Ravaglia, irá realizar no parque Trianon, em São Paulo, a “feira de saúde solidária®” e atividades físicas monitoradas por médicos e profissionais de educação física. O tema da palestra do dr. Fabio será “Caminhada, coluna e a boa postura corporal”. Nesta edição, o IOS conta com a participação da Feber – Associação Brasileira de Enfermidades Raras, que realizará palestra para esclarecer a população sobre doenças raras.

A psicóloga Cássia Schiffer Rogero, presidente da Feber, falará sobre o Dia das Doenças Raras, estabelecido em 28 de fevereiro. A data foi criada há seis anos para chamar a atenção de doenças e da importância da solidariedade de todos em relação às pessoas com estas enfermidades. A Feber é ligada à Eurordis (Rare Diseases Europe), uma organização não governamental que reúne associações de 51 países, cobrindo mais de 4 mil enfermidades estudadas por especialistas, que determinou o lema para a data em 2013: “Doenças raras sem fronteiras”. A Feber também distribuirá folhetos explicativos.

Na palestra, o dr. Fabio falará que apesar de ser uma atividade física descontraída, a caminhada exige alguns pontos de atenção que devem ser levados em consideração. Um deles é a postura corporal correta. Quando se mantém a postura adequada, a possibilidade de ocorrerem lesões que prejudicam a saúde fica reduzida. O ato de caminhar pode ser potencializado em seus benefícios se a pessoa o fizer corretamente. Qualquer que seja a intensidade da caminhada, o importante é tirar o máximo aproveitamento da atividade física, sem sobrecarregar a coluna, principalmente.

Além das palestras, no evento é possível fazer testes de avaliação antes de praticar a atividade física. As atividades físicas começam e terminam sempre com alongamento, com o objetivo de aquecer e de relaxar a musculatura. As caminhadas são realizadas durante cerca de 30 minutos em dois grupos: uma turma rápida, para quem está em boa condição física, num trajeto de três quilômetros, e uma lenta, para quem precisa de atividade física moderada, em percurso de um quilômetro e meio. O segundo grupo costuma ser formado por idosos ou pessoas com alguma limitação para a prática da caminhada, sempre acompanhado por um médico e um profissional de educação física.

A atuação integrada do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança é bastante completa. Os resultados de todos os testes gratuitos (colesterol, glicemia, medição da pressão arterial, avaliação postural e baropodometria) são fornecidos imediatamente, de maneira que é possível obter informações adicionais na hora, para considerar principalmente se, naquele momento, o corpo está apto à prática da atividade física. Dependendo do estado de saúde, o participante é aconselhado a seguir para atividade física mais leve ou a procurar um médico especialista. Para relaxar, há a quick massagem. O atendimento é seguido por palestras com temas variados, sempre direcionados para esclarecer e difundir a saúde e a qualidade de vida.

O evento do IOS acontece uma vez por mês, sempre aos domingos, tendo por ponto de encontro o portão 4 do parque Trianon, em frente ao Masp, que fica na avenida Paulista, 1.578. As próximas edições estão programadas para 24 de março, 28 de abril, 26 de maio, 30 de junho, 28 de julho, 25 de agosto, 29 de setembro, 20 de outubro, 24 de novembro e 15 de dezembro.

Outras informações podem ser obtidas no local ou no Instituto Ortopedia & Saúde, pelo telefone 11 3289 8000. Em linha com a atuação responsável que pratica, o IOS está coletando chapas antigas de raio X para reciclagem.

AGENDA DO PROJETO CIDADANIA – CAMINHADAS COM SEGURANÇA
Local: parque Trianon (portão 4, em frente ao Masp, localizado à avenida Paulista, 1.578)
Data: 17 de fevereiro de 2013 (domingo)
8h30: distribuição de senhas para os exames (número limitado)
9h: início dos exames
10h: palestras
10h30: aquecimento com alongamento
10h45: início da caminhada dentro do parque Trianon
11h20: relaxamento com alongamento pós-caminhada
12h: confraternização
13h: encerramento

Informações: Instituto Ortopedia & Saúde
Telefone: 11 3289 8000

Fonte:Printec Comunicação