Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Enfermagem em UTI

Enfermagem em UTI

Publicada em : 16/01/2013

PUC-SP abre matrículas para especialização que permite ao enfermeiro prestar assistência sistematizada a pacientes hospitalizados nas Unidades de Terapia Intensiva


A Unidade de Terapia Intensiva foi trazida para o Brasil na década de 70 com o objetivo de dar a pacientes críticos uma assistência vinculada à tecnologia de ponta. A UTI centraliza recursos materiais e humanos numa área hospitalar destinada a receber pacientes graves que necessitam de observação constante e de cuidados específicos e de alta complexidade. O enfermeiro, nesse contexto, é o responsável pelo gerenciamento da assistência de enfermagem ao paciente internado e, também, à sua família.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2001, compondo o Sistema Único de Saúde (SUS), estavam disponíveis 11.062 leitos de UTI, dos quais 50,8% em instituições privadas. Para atender a essa demanda, o sistema necessita de profissionais de saúde com atuação específica e capacitação contínua para o exercício de suas funções. Este curso, oferecido pela PUC-SP por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), está oferecendo essa oportunidade de formação profissional qualificada.

O objetivo do curso é aprimorar os conhecimentos técnico-científicos, instrumentais e gerenciais para que o enfermeiro possa prestar assistência sistematizada a pacientes hospitalizados nas Unidades de Terapia Intensiva.

Dirigido a enfermeiros portadores de diploma de graduação, o curso tem início em 22 de Fevereiro e aulas sempre as sextas-feiras, das 19 às 23h, e aos sábados, das 8 às 17h, no Campus Sorocaba, que fica na Praça Dr. José Ermírio de Moraes, 290 - Jd. Vergueiro – Sorocaba.

Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.br

Fonte:Priscila Lacerda