Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Fóruns de Humanização da Saúde...

Fóruns de Humanização da Saúde

Publicada em : 13/11/2012

As edições do Fórum têm como tema “Interdependência entre educação saúde e comunicação”


A capital paulista sediará, em dezembro, duas edições do Fórum de Humanização da Saúde, iniciativa da Associação Viva e Deixe Viver que tem por objetivo promover o bem-estar de pacientes e o desenvolvimento humano do cuidador em ambientes hospitalares. No dia 01, o evento acontece das 8h às 17h30, no Instituto da Criança – ICR. No dia 08, o encontro será realizado 10 às 15h45 no Expo Center Norte, paralelamente à feira ONG Brasil.

Este ano, as edições do Fórum têm como tema “Interdependência entre educação saúde e comunicação”. Sob a direção de Valdir Cimino, presidente fundador da Associação Viva e Deixe Viver, os fóruns na capital paulista contarão com a participação de profissionais renomados, numa programação que inclui palestras e apresentação de cases.

A Festa do Sapo - Um dos destaques do programa no ICR será a palestra a cargo de Dr. Paulo Ivo Cortez de Araújo, hematologista pediátrico do IPPMG/UFRJ e Prontobaby, e Wellington Nogueira, fundador dos Doutores da Alegria. O Dr. Paulo Ivo é o criador da “Festa do Sapo”, uma estratégia lúdica de humanização com o objetivo de minimizar a agressão dos procedimentos médicos que as crianças com doenças oncohematologicas são submetidas no ambiente do centro cirúrgico.

“Todas as ações executadas se transformam em atividades da festa melhorando a aceitação do espaço adverso para a criança. Participam desta atividade lúdica os profissionais e a família. Desta forma conseguimos melhorar a adaptação à realidade, aumentar a eficácia e segurança do tratamento, a confiabilidade na equipe. A estratégia permite a ambientalização, fornece alegria, amor e carinho, possibilita o desuso do pré-anestésico, diminui o tempo do procedimento que deixa de ser doloroso e passa a ser desejado”, relata o médico.

O programa inclui, ainda, a aplicação de pesquisa que tem por objetivo trazer temas relevantes para a área da Saúde e que formarão o conteúdo do Congresso de Humanização 2013. Os temas levantados pelos profissionais, estudantes e formadores de opinião da Saúde também contribuirão para gerar o conteúdo dos programas Humanização em Saúde, do Canal Conexão Médica, apresentados por Valdir Cimino.

“Ë muito importante que todos participem, para que este debate consiga estabelecer novos paradigmas na Humanização. A pesquisa está disponível no site www.vivahumanizacao.org.br e todos que atuam na área de Saúde estão convidados a dar contribuição”, enfatiza Cimino, que compartilha a responsabilidade pela pesquisa com a Dra. Helena Fraga Maia (UNEB Bahia), a pesquisadora Suzel Figueiredo (IDEAFIX/Aberje) e o Prof. Jorge Beck (UNEB Bahia).

Confira a programação dos dois eventos:

Ø   Fórum de Humanização da Saúde no Instituto da Criança - ICR
Data: 01 de dezembro – Sábado
Horário: das 8h às 17h30
Local: ICR – Instituto da Criança - Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 647, São Paulo - SP

Programação

08h00 - Credenciamento              
09h00 - Abertura: Instituto da Criança com Dra. Mariana Nutti de Almeida, diretora executiva do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP; Valdir Cimino, presidente da Associação Viva e Deixe Viver, e Dra. Eliana Ribas, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
09h30 - Palestras com Dr. Paulo Ivo Cortez e Wellington Nogueira.
10h30 - Intervalo Social com o Grupo Saracura.
11h00 - Arte e cultura – ações formativas na humanização da saúde com Regina Vidigal Guarita, da Associação Arte Despertar.
12h00 - apresentação de cases

Case 1: “A Criança e o adolescente como os protagonistas na atenção à saúde” com Aidê Mitie Kudo - Supervisora do Serviço de Terapia Ocupacional/ Voluntariado do ICR - Instituto da Criança.

Case 2: “O brincar e contar histórias na saúde mental”, com Dra. Marisol Sedin - Pediatra e Psicanalista, gerente da Brinquedoteca do Instituto de Psiquiatria.

13h30 - Almoço Livre    
14h30 – Continuação da apresentação de cases

Case3: “Música ao vivo em hospitais” com o Grupo Saracura.

15h30 - Intervalo Social com Canto Cidadão.
16h30 - Aplicação da Pesquisa: “Constituição do Congresso 2013” com Valdir Cimino.
17h30 - Encerramento – Apresentação da Associação Viva e Deixe Viver.

Ø   Fórum de Humanização da Saúde no Expo Center Norte (paralelamente à ONG Brasil)
Data: 08 de dezembro – Sábado
Horário: das 10h às 15h45
Local: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 Vila Guilherme - São Paulo/SP

Programação

10h00 - Credenciamento
10h30 - Abertura: Valdir Cimino, presidente da Associação Viva e Deixe Viver; Dr. David Uip, diretor do IIER - Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Gustavo Nunes, coordenador Nacional da Política de Humanização e Silvia Naccache, do Centro de Voluntariado de São Paulo.
11h00 – Palestras: “processos de Humanização” com o Comitê de Humanização do IIER - Instituto de Infectologia Emílio Ribas e AACD, com Maria Bernadete Palma Marques da Silva, presidente do voluntariado.
12h00 - Intervalo Social Network
12h30 - Palestra: “A Interdependência entre Educação, Saúde e Comunicação” com Valdir Cimino.
13h30 - Almoço Livre
14h30 - Apresentação de cases

Case 1: “Protagonismo para a Saúde Coletiva” com Felipe Mello e Roberto Ravagnani, diretores fundadores do Canto Cidadão.

Case 2: “Regência musical como comunicação não verbal” com Maria Helena Webster, da Associação Arte Despertar.

15h00 - Aplicação da Pesquisa “Constituição do Congresso 2013” com Valdir Cimino.
15h45 - Encerramento cultural – Coral do Menino.

Valores (para os dois eventos)

Público geral: R$40,00
Estudantes: R$20,00
Vagas limitadas

Fonte:Oficina da Palavra