Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Campanha para Prevenção e Cont...

Campanha para Prevenção e Controle do Diabetes

Publicada em : 08/11/2012

Os usuários poderão fazer testes de glicemia, colesterol e triglicérides


No Dia Mundial contra o Diabetes, 13/11, das 9h às 15h, a estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM abrigará posto da Campanha para Prevenção e Controle do Diabetes, cujo tema deste ano é "Proteger Nosso Futuro".

Os usuários que passarem pela estação poderão fazer testes de glicemia, de nível de colesterol e de triglicérides. Também serão oferecidos serviços de medição da circunferência abdominal e da pressão arterial.

Promovida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC, a iniciativa será feita em apoio à Sociedade Brasileira de Diabetes, pois essa doença é o terceiro maior fator de risco para os problemas cardiovasculares, como infarto e derrame. O maior fator de risco para o infarto é a hipertensão, seguido do tabagismo. Além do diabetes, figuram como terceira maior causa dessa doença o sedentarismo, o sobrepeso e o excesso de colesterol.

Com apoio da Ceagesp, na ocasião serão distribuídas frutas visando incentivar a população a consumir alimentos frescos e evitar os industrializados.

Segundo a SBC, o Brasil tem hoje 12 milhões de diabéticos, dos quais grande parte desconhece que tem a doença. Para facilitar o entendimento sobre níveis desejáveis e perigosos, a entidade explica que “a glicemia ótima é abaixo de 100 e a hemoglobina glicada deve estar entre 5,5 e 6,4. Acima desse nível já é considerado diabético. Cada vez que alguém reduz em 1% a hemoglobina glicada, o risco cardiovascular cai em 20%.”

Serviço:
Evento: Campanha para Prevenção e Controle do Diabetes
Data: 13/11, terça-feira, a partir das 9h às 15h
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM

Fonte:CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos