Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Campanha de combate ao AVC

Campanha de combate ao AVC

Publicada em : 22/10/2012

Os usuários que passarem pelas estações poderão aprender mais sobre causas, prevenção e como identificar a ocorrência da doença


Prevenir, orientar e instruir. Com esta proposta, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está apoiando o mutirão de combate ao AVC [Acidente Vascular Cerebral], popularmente conhecido como derrame cerebral.

Os usuários que passarem pelas estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e São Caetano, na Linha 10, no dia 27/10, sábado, poderão aprender mais sobre causas, prevenção e como identificar a ocorrência da alteração súbita da circulação sanguínea do cérebro. Nos postos que serão instalados nas estações, alunos de medicina ficarão disponíveis, das 9h às 17h, para prestar esclarecimentos a respeito de sinais e sintomas para detecção de um episódio da doença.

A ação está sendo desenvolvida pela Liga de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em parceria com outras ligas acadêmicas de diversas faculdades de medicina, que se reuniram para orientar a população a respeito da doença.

Segundo o DATASUS, o AVC é a principal causa de óbito no Brasil. Estima-se que após sofrer um AVC, aproximadamente 31% dos doentes evoluem para óbito, 28% para déficit neurológico grave, 11% para invalidez moderada, 11% para invalidez transitória e apenas 17% permanecem sem sequelas. Entre os fatores que levam ao pior desfecho de AVC estão a falta de conhecimento sobre o assunto e a demora na busca por auxílio médico.

Esta é mais uma campanha de saúde apoiada pela CPTM, que tem aberto espaço em suas estações com o objetivo de orientar os passageiros para uma vida saudável.

Serviço
II Mutirão de Combate ao AVC - Acidente Vascular Cerebral
Data e horário: 27 de outubro, das 9h às 17h
Local: Estação Prefeito Celso Daniel – Santo André [plataforma 1 – sob o viaduto] e Estação São Caetano [espaço de convivência – próximo aos bancos]

Fonte:CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos