Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Câncer: Conhecer para Prevenir

Câncer: Conhecer para Prevenir

Publicada em : 14/09/2012

A comunidade do bairro poderá preencher um cadastro para participar de campanha de prevenção


Painéis que falam de forma simples e didática sobre câncer desde a biologia até esclarecimento de questões sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento dos tipos mais comuns da doença na população brasileira, além de atividades físicas aeróbicas, oficinas lúdicas e palestras educativas. Esta ampla programação gratuita marcará o lançamento do Câncer: Conhecer para Prevenir, neste sábado, 15, às 10 horas, no CEU Tiquatira, na Penha. A população local poderá também se inscrever no Programa de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer promovido pela Medicina Comunitária do Hospital. Cada interessado em participar poderá preencher uma ficha de inscrição e aguardar a confirmação do dia e horário para marcação de consulta e realização de exames.

As famílias e os alunos matriculados no CEU Tiquatira começarão o dia com uma clínica de exercícios sob orientação de educadores físicos do Hospital A.C.Camargo. Além de motivar a comunidade a movimentar o corpo por meio de exercícios simples que podem ser adotados na rotina diária, os profissionais vão pesar, medir e calcular o IMC do público presente.

A partir das 13 horas, enfermeiros do curso de pós-graduação em Enfermagem Oncológica do A.C.Camargo vão encenar situações cotidianas que ajudam a prevenir o câncer apostando em uma linguagem lúdica. Voltadas para toda a família, os enfermeiros ministrarão palestras sobre prevenção do câncer por meio da adoção de hábitos de vida saudáveis como alimentação equilibrada, exposição moderada ao sol com uso de protetor solar, consumo moderado de álcool, sexo com proteção, não consumo de qualquer forma de tabaco, dentre outros.

Encerradas as atividades às 17 horas de sábado, a comunidade local poderá conferir os paineis ilustrativos da exposição Câncer: Conhecer para Prevenir até o dia 28. Posteriormente, o CEU Meninos/Heliópolis será o palco das ações de 29 de setembro a 19 de outubro e o CEU Jaçanã de 20 de outubro a 10 de novembro. Todas as unidades participação do Programa de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer.

O Hospital A.C.Camargo conta com o apoio da Secretaria de Educação do município de São Paulo e esta ação está inserida em uma das missões do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Oncogenômica do A.C.Camargo (INCITO), que é o de levar informação de qualidade sobre câncer para a população. “Essas ações refletem nosso compromisso de fazer difusão científica e ressaltar junto a estas comunidades a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer”, destaca Dirce Maria Carraro, coordenadora de difusão do INCITO.

SERVIÇO
Câncer: Conhecer para Prevenir
Realização: Hospital A.C.Camargo, por meio do núcleo de difusão do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Oncogenômica
Locais, datas e horários: CEU Tiquatira/Penha (ação no dia 15/9 das 10 às 17 horas e exposição de paineis de 15 a 28/9), CEU Meninos/Heliópolis (ação no dia 29/9 das 10 às 17 horas e exposição de 29/9 a 19/10), e CEU Jaçanã (ação no dia 20/10 e exposição de 20/10 a 10/11).

Fonte:Comunique Assessoria de Comunicação