Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Subprefeitura terá posto de co...

Subprefeitura terá posto de coleta de sangue

Publicada em : 25/05/2012

Objetivo é ajudar a Fundação Pró-Sangue a elevar os estoques de sangue

Face a situação preocupante dos estoques de sangue na Fundação Pró-Sangue, responsável pelo abastecimento de 128 hospitais da região metropolitana de São Paulo, o subprefeito de Vila Prudente / Sapopemba mobilizou o Gabinete para solicitar à Fundação que montasse um posto de coleta de sangue na Subprefeitura, o que vai acontecer na próxima terça-feira, dia 29, entre 8h30 e 11h30. Podem doar sangue pessoas na faixa etária de 16 a 67 anos, que no dia devem estar alimentadas, e de posse do RG original. O evento é aberto ao público, e está mobilizando todos os servidores da Subprefeitura que podem doar, inclusive o subprefeito, que já garantiu sua presença nesse dia.

Haverá, durante o período em que serão feitas as coletas, uma equipe completa com médicos, enfermeiros, auxiliares e todos os suprimentos da fundação. “Entendemos que ao doar sangue estamos, na verdade, doando vida às pessoas que precisam. Vamos participar”, pede o subprefeito.

Entenda o problema da falta de sangue
Em nota divulgada no último dia 18 deste mês, a equipe do Pró-Sangue pedia urgentemente a doação de sangue, já que o nível de bolsas está em patamar emergencial. O correto são cerca de 1.100 a 1.500 bolsas para atender os pacientes, mas a fundação conta hoje apenas com 750. A situação se torna crítica quando o estoque de sangue é apenas suficiente para suprir de 1 a 2 dias, quando o ideal seria de 3 a 4 dias. Normalmente, os tipos sangüíneos mais solicitados seriam os do tipo O, porém todos são necessários. E com a aproximação do inverno e da campanha de vacinação contra a gripe, as doações tendem a diminuir, visto que estes dois fatores afastam os candidatos dos postos de doação, seja pelo impedimento temporário em função da vacinação, seja pelo aumento das doenças respiratórias. Algumas ações como a convocação de doadores por telefone, e-mail e até por SMS foram tomadas. Mas o apoio da população é fundamental nessa horas, pois os sangues em estoque servem para transfusões em momentos de cirurgia e em outras situações emergenciais.

Serviço:
Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba
Av. Oratório, 172 (auditório)
Tel.: 3397-0800
Fundação Pró-Sangue
Tel.: 0800-55-0300
www. prosangue.sp.gov.br

Fonte:Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba