Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Campanha “Eu sou 12 por 8”

Campanha “Eu sou 12 por 8”

Publicada em : 19/04/2012

Dia 26.04 é o dia de combate à Hipertensão Arterial

O dia 26 de abril foi definido como o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial e a Geratherm, uma das maiores fabricantes de equipamentos para saúde do mundo, é uma das empresas patrocinadoras da campanha “Eu sou 12 por 8”, que é um projeto desenvolvido pelo Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), e que visa divulgar à população a necessidade de aferir regularmente a pressão arterial, dessa forma tomando conhecimento precoce sobre a doença, além de estimular a prevenção e o controle a partir de hábitos saudáveis, como a mudança da alimentação e a prática de atividades físicas.

Sendo assim, a campanha é um meio eficiente de combater a hipertensão que atinge cerca de 30 milhões de brasileiros e aponta para números pessimistas: o AVC e o infarto são as maiores causas de morte no país, e são males causados principalmente pelos níveis elevados da pressão.É aí que o acompanhamento faz total diferença no tratamento e é importante que a população hipertensa faça medições até mesmo diariamente.

O coordenador da campanha da SBC, o cardiologista Marcus Vinicius Bolivar Malachias, explica que quando a pressão arterial está em 12 por 8 ou menos, o organismo está em equilíbrio. Porém, quando esses níveis ficam aumentados, o coração, o cérebro, rins, olhos e artérias sofrem maior desgaste, e assim surgem as doenças.

“Quando a pressão está acima de 14 por 9, os médicos diagnosticam a hipertensão arterial. Valores entre 12 por 8 e 14 por 9 são chamados de pré-hipertensão ou pressão limítrofe, já requerendo cuidados como controle do peso e do estresse, redução do sal na alimentação, abandono do sedentarismo e, em muitos casos, uso de medicamentos”, explica Malachias.

Site da campanha: www.eusou12por8.com.br

Fonte:Baião de 3 Comunicação