Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ SP inicia testes em humanos da...

SP inicia testes em humanos da vacina contra a dengue

Publicada em : 19/04/2012

Instituto Butantan utilizará 300 voluntários que serão recrutados a partir de abril; número de casos cai 93% no Estado

O Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com o Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, iniciará até junho os ensaios clínicos da vacina contra a dengue.

O estudo avaliará a segurança e a imunogenicidade da vacina tetravalente e a expectativa é que ela proteja contra os quatro tipos de vírus da doença após a administração de apenas uma dose. A estimativa é de que a vacina esteja disponível para a população daqui a três anos.

Para os testes clínicos serão utilizados 300 voluntários, entre 18 e 50 anos de idade, a serem recrutados a partir de abril. Os resultados de segurança e imunogenicidade serão obtidos no primeiro ano de análises, mas todos os voluntários serão acompanhados por um período de cinco anos após a vacinação.

“Esse é um passo muito importante para a saúde pública e para a ciência, representando um avanço significativo na prevenção da dengue. A vacina já se mostrou segura e imunogênica em estudos anteriores e esperamos obter o mesmo sucesso nesta nova etapa”, avalia Alexander Precioso, diretor médico de Ensaios Clínicos do Instituto Butantan.

Atualmente, o único método de prevenir e combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, é a eliminação dos criadouros e possíveis focos de transmissão. Não há vacina disponível.
 

Fonte:Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo