Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Câncer está entre as três doen...

Câncer está entre as três doenças que mais levaram brasileiros ao hospital

Publicada em : 28/03/2012

Ficando atrás apenas de pneumonias, câncer levou mais de 500 mil pessoas a internação em 2011

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer aparece como segunda maior causa de internação em hospitais públicos e privados no Brasil. Num total de 9,2 milhões de registros, cerca de 500 mil são somente de pessoas diagnosticadas com câncer.

O oncologista e diretor da Clínica Oncocentro, Bruno Ferrari, ressalta que o número de indivíduos com câncer só tende a aumentar uma vez que os diversos fatores de risco crescem e os diagnósticos precoces também. “O ritmo de vida acelerado, o que inclui hábitos de vida pouco saudáveis; e o aumento do sedentarismo, do tabagismo e da ingestão de bebidas alcoólicas está entre os fatores de risco. Além disso, podemos cruzar o aumento dos índices da doença com o crescente número de pessoas idosas, uma vez que o câncer está diretamente relacionado ao envelhecimento das células”, informa.

Em contrapartida, o médico ressalta que diversas novas tecnologias, aplicadas a diagnósticos, drogas e procedimentos, vêm sendo apresentadas para uso na população, de forma a oferecer um tratamento mais rápido e menos invasivo. “É preciso que, antes de tudo, as pessoas observem atentamente o seu corpo e, em caso de identificarem algum sinal ou sintoma diferentes e recorrentes, procurem orientação médica. Além disso, consultas de check up e preventivas devem sempre ser realizadas”, completa. De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o câncer é a segunda causa de morte de brasileiros e deverá atingir mais de um 1 milhão de pessoas nos próximos dois anos.


Fonte:Zoom Comunicação