Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ FBG no combate das infecções a...

FBG no combate das infecções alimentares

Publicada em : 16/03/2012

Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) dá dicas de como evitar infecções alimentares

Enfim chegou o momento mais esperado: as suas férias. Mas antes de colocar o pé na estrada para viajar, é necessário ficar de olho em alguns cuidados com a alimentação para evitar infecções muito comuns nessa época do ano.

A maioria das infecções gastrintestinais, conhecidas como GECA (gastroenterocolite aguda), são mais comuns no verão. Devido a alta temperatura, o crescimento bacteriano nos alimentos é muito maior, favorecendo as infecções bacterianas por contaminação alimentar.

Outro fator contribuinte é a aglomeração populacional no litoral, o que leva às piores condições de saneamento básico, contribuindo com o aparecimento da GECA. Além disso, é necessário também ficar atento com os alimentos que são vendidos na praia.

Para evitar esses tipos de transtornos e aproveitar as férias com muito mais saúde, basta seguir algumas dicas fornecidas pela Federação Brasileira de Gastroenterologia:

· Não ingerir, sob hipótese alguma, água que não seja filtrada (em filtro adequado e novo) ou fervida;

· Dar preferência a água mineral vinda de empresa segura, estar sempre atento com o lacre da garrafa;

· Evitar comprar sucos ou mesmo "drinks" na praia, já que o gelo pode estar contaminado;

· Evitar consumo de frutos do mar (a não ser que as fontes sejam conhecidas e os alimentos estejam frescos);

· Evitar alimentos de fonte duvidosa como pastéis, coxinhas, empadinhas, entre outros. Prefira sempre a ingestão de frutas, sucos feitos em casa ou industrializados e refrigerantes (sempre tomando cuidado com as pedras de gelo);

· Se possível, dar preferência para férias em locais com menor densidade populacional, pois as infecções virais são mais comuns onde existe maior aglomeração populacional. 

Fonte:Phototexto Comunicação & Imagem