Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Remédios podem acelerar aparec...

Remédios podem acelerar aparecimento da catarata

Publicada em : 05/01/2012

Oftalmologista do HOB alerta para os efeitos colaterais, na visão, da ingestão de corticóides

Identificada como uma consequência da idade, a catarata, maior causa de cegueira reversível do mundo, também é acelerada por alguns fatores externos como a ingestão de medicamentos. Esta catarata, considerada precoce, tem sua origem classificada como metabólica ou tóxica.

O especialista em catarata do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), Takashi Hida, esclarece que a catarata precoce de origem metabólica manifesta-se em decorrência de uma deficiência de enzimas no organismo. Já a tóxica é resultado de um processo cumulativo de toxinas no cristalino, por decorrência da ingestão especialmente de alguns medicamentos e opacifica esta lente natural do olho antes da idade prevista, que se situa ao redor dos 60 anos de idade.

É no check up oftalmológico de rotina que é detectada a catarata precoce e, na abordagem clínica, o médico busca informações sobre a origem da opacidade do cristalino antes do tempo.

A maior causa de catarata precoce por medicamento é consequência da prescrição de corticóide, presente em medicamentos para tratar asma, alergias, dores reumáticas, renites, dores crônicas (coluna, joelho, articulações), pós-operatório de cirurgias plásticas, além de alguns colírios, relata Takashi. Ele alerta para o fato de que nem sempre o efeito colateral desses produtos na visão faz parte da conversa médico-paciente, mas o assunto deveria integrar a consulta. “Consciente, o paciente fará o acompanhamento dos impactos da medicação em seu organismo de forma mais adequada“, observa.

Anualmente, cerca de 600 mil brasileiros recebem um diagnóstico de catarata e, com ele, o risco de cegueira, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A catarata é a opacificação do cristalino, lente natural dos olhos, que se torna amarelada e impede a passagem da luz para a formação nítida das imagens na retina e consequentemente no cérebro. O único tratamento existente para retomar a visão reduzida pela catarata é cirúrgico, enfatiza Takashi Hida. “A cegueira provocada pela catarata é reversível a partir de uma cirurgia de implante de lente intraocular artificial”, sublinha.  

Fonte:HOB