Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Confira dicas para aproveitar ...

Confira dicas para aproveitar a ceia de Natal sem excessos

Publicada em : 16/12/2011

Nutrólogo do Hospital São Luiz dá alguns conselhos

Carnes, saladas, frutas, doces e bebidas. A lista de pratos à mesa durante a ceia de Natal muitas vezes pode extrapolar a quantidade necessária de comida. Além de um desperdício, tamanho exagero pode levar os convidados a comerem muito mais do que podem aguentar. O nutrólogo do hospital São Luiz, dr. Celso Cukier, dá alguns conselhos para quem quer aproveitar todos os pratos de final de ano sem descuidar da saúde.

De acordo com o especialista, as frutas secas e as nozes são grandes aliadas quando utilizadas como aperitivos antes das refeições principais. “Além de auxiliarem no controle da saciedade, são ricas em minerais e fibras”, mas dr. Celso alerta: “Quatro unidades de nozes e quatro de frutas secas já são o suficiente.”

Outra dica importante é comer apenas um prato de cada tipo. Além disso, é aconselhável tirar o sal da mesa. De acordo com dr. Cukier, os alimentos típicos dessa época do ano geralmente são bastante temperados, por isso, não há necessidade de inserir mais sal na alimentação.

Confira outras dicas para curtir o jantar da noite de Natal:
· Abuse das saladas;
· Capriche nas frutas;
· Prefira alimentos sem frituras;
· Não fique em jejum durante muito tempo;
· Componha o prato principal com carne, carboidratos e muitos legumes;
· Hidrate-se bastante;
· Coma todos os alimentos que deseja experimentar, mas em pequenas quantidades;
· Dê preferência aos alimentos naturais. Evite embutidos;

Sobremesas:
A sobremesa, muitas vezes, é o momento mais esperado para algumas pessoas. Desta forma, para não cometer um deslize logo no final da festa monte uma mesa de frutas bastante farta, pois elas podem ser saboreadas sem restrições. Caso seja inevitável comer um doce com muitas calorias, coma apenas um pequeno pedaço.
Ainda de acordo com o especialista, a ceia de Natal é um momento para curtir e aproveitar as iguarias que dificilmente serão ingeridas em outra época do ano. O mais importante nesse caso é ter bom senso comendo somente o que é necessário para saciar a fome e aproveitar a noite sem culpa e sem mal-estar.
 

Fonte:Hospital São Luiz