Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ IRCAD prevê formar três mil ci...

IRCAD prevê formar três mil cirurgiões até final de 2012

Publicada em : 27/10/2011

E garante 30% das vagas a médicos do SUS em curso a distância

O Hospital de Câncer de Barretos acaba de inaugurar em suas dependências o IRCAD Brasil, Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica, que tem como missão aplicar cursos via Telemedicina para médicos que atuam nos diagnósticos de câncer do aparelho digestivo. Aproximadamente R$ 60 milhões (cerca de US$ 37,5 milhões) foram investidos na implementação do IRCAD, que possui 7,2 mil metros quadrados de área construída, com auditório de 130 lugares, adequado ao sistema de Telemedicina.

A estimativa é que o IRCAD Brasil treine 1.100 médicos em 2011. Este número pode chegar a três mil cirurgiões anuais, quando o Instituto estiver operando em sua capacidade máxima, previsto para 2012. Devido o Instituto estar atrelado ao Hospital de Câncer de Barretos, que realiza 100% de seus atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 30% das vagas são destinadas aos profissionais do SUS, gratuitamente.

O centro cirúrgico do IRCAD Brasil está equipado para até 13 cirurgias simultâneas e durante os treinamentos serão utilizadas tecnologias avançadas que integrarão o Instituto brasileiro com os demais centros da França e de Taiwan. Apoiado em alta tecnologia, para a transmissão das ‘aulas’, o instituto contou com a Seal Telecom, especializada na implantação e dimensionamento de sistemas convergentes para comunicação presencial e a distância. A empresa definiu e integrou soluções de áudio e vídeo para a transmissão de imagens em alta resolução, oferecendo aos médicos a máxima precisão nas cores e texturas captadas durante as cirurgias (detalhes extremamente necessários e importantes para as explicações durante as aulas).

Fonte:Seal Telecom